Impact of population aging on the economic growth rate: analysis among groups of countries members of the ECLAC and OECD
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i2.1765Palavras-chave:
envelhecimento populacional, taxa de crescimento econômico, bônus demográfico, finanças públicasResumo
O objetivo deste trabalho é estudar o impacto do envelhecimento populacional sobre a taxa de crescimento econômico. Nos países desenvolvidos, o envelhecimento tem afetado o crescimento do PIB real, mas há sinais de que pode também estar afetando o crescimento em países em desenvolvimento. A amostra de dados foi composta por 53 países, com 19 pertencentes à CEPAL e 34 pertencentes à OCDE, no período de 2002 a 2014. Os resultados indicam que o envelhecimento tem afetado negativamente o crescimento nos países mais desenvolvidos, caso dos países pertencentes à OCDE. Para os pertencentes à CEPAL, não se detectou relação estatisticamente significativa entre as variáveis. A provável explicação é que estes países possuem ainda algum bônus demográfico, o que minimiza o impacto negativo sobre o crescimento econômico. Espera-se contribuir com o debate sobre o impacto do envelhecimento populacional no crescimento econômico e os reflexos nas finanças públicas dos países nesse cenário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.