Attitudes towards internet use: development and proposal of a measurement scale

Autores

  • Flavio Perazzo Barbosa Mota Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1541

Palavras-chave:

atitudes, uso da internet, escala

Resumo

Conceitualmente, atitudes em relação ao uso Internet representam a avaliação individual em relação ao uso dessa tecnologia, constituindo elementos importantes para entender o uso e as atividades realizadas no ambiente virtual. Os propósitos desse estudo foram revisar sistematicamente o conceito e as escalas utilizadas para medir o construto, bem como propor um instrumento de medição de natureza multidisciplinar. Por meio do estudo sistemático da literatura acadêmica internacional foi possível definir o construto e identificar a tradição de mensuração. Com isso, foi proposto e validado um instrumento com nove afirmações para averiguação por meio de uma escala de verificação do tipo Likert. Tal iniciativa permitiu categorizar fatores atitudinais em uma dimensão de apreciação e outra de aversão. Os resultados da pesquisa contribuem para entendimento do construto, servindo tanto para aplicações no setor público quanto no setor privado.

Biografia do Autor

Flavio Perazzo Barbosa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Referências

Ajzen, I. (2001). Nature and Operation of Attitudes. Annual Review of Psychology, 52, 27–58.

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1977). Attitude-behavior relations: A theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, 84(5), 888–918. https://doi.org/10.1037//0033-2909.84.5.888

Atlas Brasil. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/>. Acesso em 29 ago. 2018.

Bagozzi, R. P. (1992). The Self-Regulation of Attitudes, Intentions, and Behavior. Social Psychology Quarterly, 55(2), 178–204. https://doi.org/10.2307/2786945

Brandtweiner, R., Donat, E., & Kerschbaum, J. (2010). How to become a sophisticated user: a two-dimensional approach to e-literacy. New Media & Society, 12(5), 813–833. https://doi.org/10.1177/1461444809349577

Castañeda, J. A., Rodríguez, M. A., & Luque, T. (2009). Attitudes’ hierarchy of effects in online user behaviour. Online Information Review, 33(1), 7–21. https://doi.org/10.1108/14684520910944364

Chou, C., Wu, H.-C., & Chen, C.-H. (2011). Re-visiting college students’ attitudes toward the Internet-based on a 6-T model: Gender and grade level difference. Computers & Education, 56(4), 939–947. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.11.004

Chou, C., Yu, S., Chen, C., & Wu, H.-C. (2009). Tool, Toy, Telephone, Territory, or Treasure of Information: Elementary school students’ attitudes toward the Internet. Computers & Education, 53(2), 308–316. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.02.003

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI. Pesquisa TIC - Domicílios e Usuários 2017. Disponível em: <https://cetic.br/tics/domicilios/2017/individuos/>. Acesso em 23 ago. 2018.

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2014). Business research methods (Twelfth edition). New York, NY: McGraw-Hill/Irwin.

Costa, F. J. (2011). Mensuração e Desenvolvimento de Escalas: Aplicações em administração. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.

Davis, F. D. (1989). Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. Management Information Systems Quarterly, 13(3), 319–340.

Donat, E., Brandtweiner, R., & Kerschbaum, J. (2009). Attitudes and the Digital Divide : Attitude Measurement as Instrument to Predict Internet Usage. Informing Science, 12, 37–56.

Farias, J. S., Vitor, T. da L., Lins, P. V., & Filho, L. E. A. P. (2015). Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Revista Gestão & Tecnologia, 15(3), 164–188.

Hair, J. F., Babin, B. J., Money, A. H., & Samouel, P. (Orgs.). (2003). Essentials of business research methods. Hoboken, NJ: Wiley.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2005). Multivariate Data Analysis (6th ed). Upper Saddle River: Prentice-Hall International.

Hernandez, J. M. C., & Mazzon, J. . (2008). Um estudo empírico dos determinantes da adoção de Internet Banking entre não usuários brasileiros. RAC, 09–39.

Ho, L.-A., Kuo, T.-H., & Lin, B. (2012). The mediating effect of website quality on Internet searching behavior. Computers in Human Behavior, 28(3), 840–848. https://doi.org/10.1016/j.chb.2011.11.024

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades@. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/joao-pessoa/panorama>. Acesso em 28 ago. 2018.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University.

Kitchenham, B., & Brereton, P. (2013). A Systematic Review of Systematic Review Process Research in Software Engineering. Information and Software Technology, 55(12), 2049–2075. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2013.07.010

Kitchenham, B., Budgen, D., & Brereton, O. P. (2011). Using mapping studies as the basis for further research–a participant-observer case study. Information and Software Technology, 53(6), 638–651.

Morse, B. J., Gullekson, N. L., Morris, S. A., & Popovich, P. M. (2011). The development of a general Internet attitudes scale. Computers in Human Behavior, 27(1), 480–489. https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.09.016

Peng, H., Tsai, C.-C., & Wu, Y.-T. (2006). University students’ self‐efficacy and their attitudes toward the Internet: the role of students’ perceptions of the Internet. Educational Studies, 32(1), 73–86. https://doi.org/10.1080/03055690500416025

Pinto, M. de R., Salume, P. K., Freitas, R. C. de, & Silva, F. A. (2013). Analisando as Motivações para Aceitação e Adoção de Redes Sociais Virtuais. Revista Gestão & Tecnologia, 13(2), 45–71. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.456

Porter, C. E., & Donthu, N. (2006). Using the technology acceptance model to explain how attitudes determine Internet usage: The role of perceived access barriers and demographics. Journal of Business Research, 59(9), 999–1007. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.06.003

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Ranking IDHM Municípios 2010. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx>. Acesso em 28 ago. 2018.

Rees, H., & Noyes, J. M. (2007). Mobile telephones, computers, and the Internet: Sex differences in adolescents’ use and attitudes. Cyberpsychology & Behavior, 10(3), 482–484. https://doi.org/10.1089/cpb.2006.9927

Shih, H.-P. (2004). Extended technology acceptance model of Internet utilization behavior. Information & Management, 41(6), 719–729. https://doi.org/10.1016/j.im.2003.08.009

Tsai, C.-C., Lin, S. S. J., & Tsai, M.-J. (2001). Developing an Internet Attitude Scale for high school students. Computers & Education, 37(1), 41–51. https://doi.org/10.1016/S0360-1315(01)00033-1

van Dijk, J. (2005). The deepening divide: inequality in the information society. Thousand Oaks: Sage Pub.

Webster, J., & Watson, R. (2002). Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. Management Information Systems Quarterly, 26(2). Recuperado de http://aisel.aisnet.org/misq/vol26/iss2/3

Wu, Y.-T., & Tsai, C.-C. (2006). University Students’ Internet Attitudes and Internet Self-Efficacy: A Study at Three Universities in Taiwan. CyberPsychology & Behavior, 9(4), 441–450. https://doi.org/10.1089/cpb.2006.9.441

Zhang, Y. (2002). Comparison of internet attitudes between industrial employees and college students. Cyberpsychology & Behavior, 5(2), 143–149.

Zhang, Y. (2007). Development and validation of an internet use attitude scale. Computers & Education, 49(2), 243–253. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2005.05.005

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Mota, F. P. B. (2020). Attitudes towards internet use: development and proposal of a measurement scale. Revista Gestão & Tecnologia, 20(3), 216–236. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1541

Edição

Seção

ARTIGO