O gerenciamento eletrônico de documentos aplicado à gestão documental docente de uma Instituição de Ensino Superior no Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i1.705Palavras-chave:
Gerenciamento eletrônico de documentos, Gestão do Conhecimento, Instituição de ensino superior.Resumo
Este artigo descreve, por meio de um estudo de caso, o processo de aplicação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos em uma instituição de ensino superior localizada no sul do estado de Minas Gerais. Tal escolha se justifica pela necessidade de melhorar o armazenamento e o gerenciamento de documentos dos docentes da instituição, visto que aqueles encontravam-se armazenados em pastas físicas, ocasionando a perda e replicação de documentos, dificuldade de acesso aos mesmos e ocupação de grande espaço físico. Este estudo apresenta, em sua primeira parte, uma revisão bibliográfica dos conceitos de gerenciamento eletrônico de documentos, para então, descrever as etapas de aplicação do GED na instituição e os resultados obtidos após este processo, tais como a melhoria na organização dos documentos e facilidade de recuperação das informações contidas nos mesmos. Assim, traz-se à tona uma nova discussão sobre aplicação do GED em organizações, desta vez relacionada ao gerenciamento de documentos docentes de uma instituição de ensino superior, mostrando principalmente o ganho de vantagem competitiva obtido ao utilizar esta metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.