Comprometimento Organizacional: um estudo com docentes do CEFET-MG
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.326Resumo
<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de comprometimento organizacional entre os docentes do campus I do CEFET-MG. Após o referencial teórico, a metodologia detalhou a pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os dados dos questionários (respondidos por 77 professores) foram trabalhados com estatística uni e bivariada e com análise de conteúdo (questões abertas) e os das entrevistas, realizadas com 10 docentes, com análise de conteúdo. Os dados demográficos dos pesquisados, em ambas as fases, foram descritos. O enfoque calculativo assume destaque junto ao afetivo, de modo interdependente, pois o gosto pelo trabalho e pela Instituição depende dos retornos que eles oferecem ao indivíduo que o realiza. O enfoque normativo não apresentou relevância entre os abordados, expondo fragilidades. Limitações do estudo e sugestões (pesquisas futuras, instituição e professores) foram alinhadas.Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Paiva, K. C. M., & Morais, M. M. S. (2012). Comprometimento Organizacional: um estudo com docentes do CEFET-MG. Revista Gestão & Tecnologia, 12(1), 74–101. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i1.326
Edição
Seção
ARTIGO
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.