The impact of digitalization on NPA recovery in nationalized banks: an empirical research with reference to securitization and reconstruction of financial assets and enforcement of security interest act
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3155Resumo
Este trabalho de pesquisa concentra-se nos efeitos da digitalização na revitalização de ativos inadimplentes (NPA) nos bancos nacionalizados, referindo-se à Lei de Securitização e Reconstrução de Ativos Financeiros e Execução de Juros de Segurança (SARFAESI) de 2002. A Lei SARFAESI forneceu aos bancos autoridade para controlar e recuperar os NPAs, mas os processos virtuais abriram novas maneiras de impulsionar as formas de recuperação existentes nos setores bancários. Neste estudo, usando dados numéricos e citacionais análise, o pesquisador explora como os leilões eletrônicos, o sistema de rastreamento automatizado e o rastreamento de empréstimos on-line impactaram a recuperação de NPA em bancos nacionalizados. Os dados primários são coletados de questionários e entrevistas com funcionários do banco e dados secundários coletados de 'estudos de caso' antes e depois da digitalização para a recuperação de NPA. No entanto, algumas barreiras como a estrutura tecnológica, a dificuldade em cumprir os regulamentos e a diferença de prontidão dos vários bancos ainda permanecem no processo. Com base nestas considerações, este documento apresenta sugestões políticas para melhorar a implementação de instrumentos digitais no quadro da SARFAESI para melhorar a eficácia dos procedimentos de recuperação do NPA. Os resultados ampliam o conhecimento sobre o papel da digitalização no aumento da eficácia da recuperação do NPA e apresentam orientações para os decisores políticos e especialistas bancários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.