Orientação Estratégica Inovação-Consumidor em Empresas Incubadas do Estado de Minas Gerais: Um Estudo Empírico com Utilização da Escala ICON
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i2.283Resumo
Muitos pesquisadores têm se dedicado a investigar o papel que Orientação para o Mercado (OPM) e inovação têm para as empresas contemporâneas. Questionou-se, neste trabalho, a forma pela qual os construtos OPM e inovação estariam sendo trabalhados por empresas que estão – ou que estiveram – hospedadas em incubadoras de empresas. Para responder a este questionamento utilizou-se a escala de mensuração ICON (Innovation-Customer Orientation) – desenvolvida por Berthon, Hulbert e Pitt (1999) – para verificar a orientação estratégica (Isolada, Seguidora, Modeladora ou Interativa) adotada por participantes da Rede Mineira de Inovação. Os resultados mostram que todos os arquétipos se manifestaram na amostra pesquisada, sendo o arquétipo Interativo, o de maior ocorrência. Os dados trouxeram, contudo, resultados inesperados como a ocorrência de tipos “híbridos”, nos quais dois arquétipos preponderavam. Esse fato, aliado a outros resultados, parecem indicar a necessidade de revisão ou ampliação da tipologia de arquétipos de orientação estratégica inovação-consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.