Orientação Estratégica Inovação-Consumidor em Empresas Incubadas do Estado de Minas Gerais: Um Estudo Empírico com Utilização da Escala ICON
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i2.283Resumen
Muitos pesquisadores têm se dedicado a investigar o papel que Orientação para o Mercado (OPM) e inovação têm para as empresas contemporâneas. Questionou-se, neste trabalho, a forma pela qual os construtos OPM e inovação estariam sendo trabalhados por empresas que estão – ou que estiveram – hospedadas em incubadoras de empresas. Para responder a este questionamento utilizou-se a escala de mensuração ICON (Innovation-Customer Orientation) – desenvolvida por Berthon, Hulbert e Pitt (1999) – para verificar a orientação estratégica (Isolada, Seguidora, Modeladora ou Interativa) adotada por participantes da Rede Mineira de Inovação. Os resultados mostram que todos os arquétipos se manifestaram na amostra pesquisada, sendo o arquétipo Interativo, o de maior ocorrência. Os dados trouxeram, contudo, resultados inesperados como a ocorrência de tipos “híbridos”, nos quais dois arquétipos preponderavam. Esse fato, aliado a outros resultados, parecem indicar a necessidade de revisão ou ampliação da tipologia de arquétipos de orientação estratégica inovação-consumidor.
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