Justiça no Trabalho e Atitudes Retaliatórias: um estudo com servidores técnico- administrativos de uma instituição federal de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i1.271Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de justiça no trabalho e atitudes retaliatórias na percepção de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública federal de ensino. Após explicitar as referências conceituais, caracterizou-se a pesquisa quantitativa realizada com 52 servidores técnico-administrativos. Foram observadas percepções diferenciadas quanto ao modo como as recompensas são distribuídas na instituição (justiça distributiva) e a maioria dos respondentes discorda a respeito de haver equidade nas políticas organizacionais pertinentes (justiça procedimental). Os dados também apontaram percepções diferenciadas entre os respondentes quanto à freqüência de atitudes de retaliação dos servidores contra a instituição. Preponderou o julgamento da ocorrência de tais comportamentos como injusta. A maioria dos respondentes revelou indignação face às injustiças organizacionais (componente afetivo) e, curiosamente, forte propensão a não retaliá-las o (componente conativo). Diante dos dados e das limitações do estudo, foram realizadas sugestões para pesquisas futuras.Downloads
Publicado
2011-05-12
Como Citar
Paiva, K. C. M., & Leite, N. E. (2011). Justiça no Trabalho e Atitudes Retaliatórias: um estudo com servidores técnico- administrativos de uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão & Tecnologia, 11(1), 50–67. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i1.271
Edição
Seção
ARTIGO
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.