A Responsabilidade Social nas Organizações: Percepções e Realidade
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2007.v7i2.196Resumo
Este estudo realizou um diagnóstico sobre o entendimento e a prática da responsabilidade social em médias empresas de Belo Horizonte que divulgam exercer ações socialmente responsáveis. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, composta de estudo de casos múltiplos. Foram entrevistados gestores de 10 organizações de médio porte, escolhidas por conveniência, ressalvando-se que divulgassem a prática de responsabilidade social, por meio dos seus sites e/ou de material publicitário. Para coleta de dados elaborou-se um questionário utilizando como parâmetro os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social – 2006: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; Governos e Sociedade. Os resultados permitem verificar que as empresas percebem a importância da responsabilidade social. Porém, não têm o entendimento amplo do conceito de responsabilidade social como uma forma de conduzir os negócios de tal maneira que as transformem em parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social. Ainda não há a construção de uma rede interdependente de relacionamento entre a empresa e os
stakeholders.
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