Satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da governança pública

Autores

  • Marcio Cesar de Castro Aragão Fucape Bunisess School
  • Ariel Antonio Conceição de Souza Fucape Bunisess School

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.1880

Palavras-chave:

Expectativa e percepção do cidadão. Satisfação do cidadão. Escala Servqual. Gestão Pública.

Resumo

Esta pesquisa objetiva avaliar se as expectativas e o desempenho percebido estão associados à satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da gestão. Para isso utilizou-se de questionário baseado na escala Servqual que é composta por cinco dimensões de qualidade de um serviço. Os resultados mostram que a percepção do desempenho do serviço público municipal foi superior à expectativa, sugerindo qualidade positiva. Tanto a expectativa referente às dimensões de tangibilidade, capacidade de resposta e segurança, quanto o desempenho relativo às dimensões de tangibilidade, segurança e empatia influenciam a satisfação do cidadão. Os resultados contribuem com a teoria ao relacionar a participação na gestão pública com a satisfação do cidadão e podem colaborar no indicativo de direcionamento de políticas públicas governamentais.

Biografia do Autor

Marcio Cesar de Castro Aragão, Fucape Bunisess School

Mestre em Administração

Ariel Antonio Conceição de Souza, Fucape Bunisess School

Mestre em Ciências Contábeis

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Aragão, M. C. de C., & de Souza, A. A. C. (2021). Satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da governança pública. Revista Gestão & Tecnologia, 21(3), 74–96. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.1880

Edição

Seção

ARTIGO