Satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da governança pública
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.1880Palabras clave:
Expectativa e percepção do cidadão. Satisfação do cidadão. Escala Servqual. Gestão Pública.Resumen
Esta pesquisa objetiva avaliar se as expectativas e o desempenho percebido estão associados à satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da gestão. Para isso utilizou-se de questionário baseado na escala Servqual que é composta por cinco dimensões de qualidade de um serviço. Os resultados mostram que a percepção do desempenho do serviço público municipal foi superior à expectativa, sugerindo qualidade positiva. Tanto a expectativa referente às dimensões de tangibilidade, capacidade de resposta e segurança, quanto o desempenho relativo às dimensões de tangibilidade, segurança e empatia influenciam a satisfação do cidadão. Os resultados contribuem com a teoria ao relacionar a participação na gestão pública com a satisfação do cidadão e podem colaborar no indicativo de direcionamento de políticas públicas governamentais.
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