Satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da governança pública

Autores/as

  • Marcio Cesar de Castro Aragão Fucape Bunisess School
  • Ariel Antonio Conceição de Souza Fucape Bunisess School

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.1880

Palabras clave:

Expectativa e percepção do cidadão. Satisfação do cidadão. Escala Servqual. Gestão Pública.

Resumen

Esta pesquisa objetiva avaliar se as expectativas e o desempenho percebido estão associados à satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da gestão. Para isso utilizou-se de questionário baseado na escala Servqual que é composta por cinco dimensões de qualidade de um serviço. Os resultados mostram que a percepção do desempenho do serviço público municipal foi superior à expectativa, sugerindo qualidade positiva. Tanto a expectativa referente às dimensões de tangibilidade, capacidade de resposta e segurança, quanto o desempenho relativo às dimensões de tangibilidade, segurança e empatia influenciam a satisfação do cidadão. Os resultados contribuem com a teoria ao relacionar a participação na gestão pública com a satisfação do cidadão e podem colaborar no indicativo de direcionamento de políticas públicas governamentais.

Biografía del autor/a

Marcio Cesar de Castro Aragão, Fucape Bunisess School

Mestre em Administração

Ariel Antonio Conceição de Souza, Fucape Bunisess School

Mestre em Ciências Contábeis

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Aragão, M. C. de C., & de Souza, A. A. C. (2021). Satisfação do cidadão com o governo municipal quando participa da governança pública. Revista Gestão & Tecnologia, 21(3), 74–96. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.1880