Investigando as intenções de turnover: o caso dos vendedores e gerentes de duas redes de lojas da cidade de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2006.v6i1.167Resumo
Abordando o turnover – tema inserido no campo de estudos denominado Comportamento Organizacional -, este trabalho tem como objetivo investigar as intenções de turnover entre os vendedores e gerentes de duas redes de lojas da cidade de Belo Horizonte. Pretende-se, também, fornecer subsídios para o início de uma reflexão profunda sobre o tema e um embasamento para futuras pesquisas, focando o turnover na área do comércio varejista. Utilizou-se a pesquisa-diagnóstico, exploratória, de cunho estritamente qualitativo. O interesse pela pesquisa do tema no Brasil ocorre em função da constatação que, não obstante a sua relevância para a competitividade das organizações, o assunto não vem recebendo aqui, ao contrário da Europa e Estados Unidos, a mínima atenção. Este estudo é o início de uma linha de pesquisa que objetiva entender como se desenvolve o fenômeno do turnover no Brasil, quais os seus antecedentes, correlatos e conseqüentes. Contudo, a principal conclusão deste estudo é que os determinantes das intenções de turnover são de natureza subjetiva, mais especificamente as percepções das oportunidades do mercado de trabalho e se as percepções ligadas ao cargo têm um importante papel nas explicações desse fenômeno
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.