Educação para todos: da nova escola às jornadas de junho

Autores

  • Roberta Muriel Cardoso Roberta Muriel Cardoso Rocha Doutorado em Educação - Universidade de Sorocaba Professora do Mestrado na Faculdade Pedro Leopoldo roberta.muriel@fpl.edu.br
  • Domingos Antônio Giroletti Faculdades Pedro Leopoldo - FPL - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1551

Resumo

 

As jornadas de junho e as manifestações realizadas no Brasil em 2015 e 2016 são externalizações de desejos profundos da sociedade por mobilidade social, democratização do país e por instituições mais republicanas. Na elaboração desta pensata foram usadas informações provenientes de três fontes de pesquisa: a bibliográfica, a documental e a mídia institucional e alternativa. Foram discutidas a proposta de Anísio Teixeira para implantar a “nova escola”, uma educação pensada para todos como um processo democrático. Em um segundo momento, discutiu-se também a “democratização do acesso” ao ensino superior. Por fim, foi traçado um paralelo entre a luta pela democratização do país no passado e no presente.

Biografia do Autor

Domingos Antônio Giroletti, Faculdades Pedro Leopoldo - FPL - Minas Gerais

professor titular - Faculdades Pedro Leopoldo e pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação Grupo de Pesquisa Interdisciplinar. Possui graduação em Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1970), graduação em Licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2018-11-25

Como Citar

Cardoso, R. M., & Giroletti, D. A. (2018). Educação para todos: da nova escola às jornadas de junho. Revista Gestão & Tecnologia, 18(3), 282–301. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1551