Transferência de conhecimento: a perspectiva empresarial

Autores

  • Ernani Carvalho da Costa Neto Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Cardozo Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1503

Palavras-chave:

Interação universidade-empresa, Transferência de conhecimento, Inovação.

Resumo

Competitividade e diminuição dos ciclos tecnológicos têm conduzido as empresas a buscar diversas fontes de inovação, com destaque para a interação entre universidade e empresa, por meio da transferência de conhecimento. Entretanto, as diferenças de cultura e estrutura organizacionais de universidades e de empresas representam desafios à efetividade do processo de transferência. Assim, esse artigo explora dimensões relevantes no processo de interação universidade e empresa, tendo como perspectiva a visão de empresas inovadoras do ambiente econômico Brasileiro. Foram entrevistados 14 executivos de empresas com processos de interação com universidades, e identificadas cinco dimensões na visão das empresas: as motivações para se engajar nas colaborações, as atividades de transferência realizadas nas interações, os fatores intervenientes, facilitadores e barreiras às transferências, assim como os resultados de inovação esperados. Foram também avaliados os principais indicadores componentes de cada uma destas dimensões, considerada a realidade de empresas Brasileiras.

Biografia do Autor

Ernani Carvalho da Costa Neto, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Administrador, mestre em Administração (PUCRS), pós-graduação em Marketing (ESPM) e MBA (INSEAD). Consultor de empresas, foi executivo da Bayer CropScience, BASF, Grupo Rabobank e Sicredi. Professor e coordenador do Núcleo de Agronegócios da ESPM Sul

Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), especialização em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Fez estágio pós-doutoral em Marketing na Universidad de Murcia (2009). Foi coordenador do Comitê de Assessoramento da área de Administração e Economia da FAPERGS e do CNPq. Atualmente é professor titular nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração e coordenador de pesquisa da Escola de Negócios na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Comitê de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas da FAPERGS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: orientações estratégicas, inovação, performance organizacional, e interação Universidade-Empresa. 

Gabriela Cardozo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pesquisadora na área de Estratégia, Competitividade, Inovação e Empreendedorismo. Tem experiência na área de Administração atuando em ensino, pesquisa e gestão principalmente nos temas: estratégia, competitividade, inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia, relações interorganizacionais, relações universidade-empresa-governo. Atua também como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, CNPq e CAPES. Foi criadora da Rede INOVAPUCRS, atua no Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, como responsável da área de Impacto Social e é Diretora Técnica da ANPROTEC, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Costa Neto, E. C. da, Perin, M. G., & Ferreira, G. C. (2019). Transferência de conhecimento: a perspectiva empresarial. Revista Gestão & Tecnologia, 19(2), 195–216. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1503

Edição

Seção

ARTIGO