Marketing de relacionamento: utilizando o facebook como ferramenta estratégica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1335

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Redes Sociais, Ferramentas de Marketing.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo entender e analisar o relacionamento entre uma organização e o seu público por meio do Facebook. Trata-se de um estudo de caso com métodos mistos. Na etapa qualitativa, foi realizada uma entrevista com a responsável pela gestão de redes sociais da empresa estudada. Para o levantamento de dados na fase quantitativa, foi realizado um survey com consumidores que seguem a organização no Facebook. A empresa mostrou-se confiante em relação as estratégias utilizadas para gerar um bom trabalho nas redes sociais e os usuários comprovaram que estão satisfeitos com as postagens e a forma como a marca utiliza este meio para interagir e aproximar-se dos seus consumidores. Além disso, uma considerável parte dos respondentes afirmaram ter mudado a sua opinião sobre a empresa de forma positiva após passarem a curtir a sua página na rede social.

Biografia do Autor

Vitor Azzari, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Anderson Soncini Pelissari, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Administração da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). 
Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado e Doutorado - PPGADM/UFES e Pesquisador do TecPrO/UFES.
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Pesquisador nas áreas de Estratégias de Marketing e de Negócios - Grupo de Estudos em Marketing e Estratégia (GEMaE). 

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Publicado

2018-08-21

Como Citar

Azzari, V., & Pelissari, A. S. (2018). Marketing de relacionamento: utilizando o facebook como ferramenta estratégica. Revista Gestão & Tecnologia, 18(3), 119–140. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1335