Em Busca de um Instrumento para Avaliar a Experiência de Serviços: Um Estudo Envolvendo a EXQ (Customer Experience Quality)

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas, Minas Gerais
  • Cristiane Aparecida Vieira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1288

Palavras-chave:

Serviços, Experiência de Serviços, Escala EXQ

Resumo

Este trabalho discute resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi testar a aplicabilidade da escala desenvolvida por Klaus and Maklan (2012) denominada EXQ (Customer Experience Quality) no Brasil, assim como verificar em que medida a experiência de serviço impacta a lealdade, a satisfação e o boca-a-boca. Para isso, foi implementado um survey em uma amostra de clientes de uma empresa de serviços de saúde privada. Os dados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como o modelo original apresentou alguns problemas de ajuste, foi proposto um modelo adaptado, mais aderente ao setor pesquisado. Os resultados indicaram que  a experiência de serviço impacta a lealdade, a satisfação e o boca-a-boca positivo. Isso ficou explícito em ambos os modelos, o que é um achado interessante, pois constatou-se que o EXQ é um importante preditor de lealdade e de boca-a-boca positivo.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas, Minas Gerais

Graduado em Administração pela UFJF, mestre e doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cristiane Aparecida Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo PPGA PUC Minas

Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2018-08-21

Como Citar

Pinto, M. de R., Vieira, C. A., & Leite, R. S. (2018). Em Busca de um Instrumento para Avaliar a Experiência de Serviços: Um Estudo Envolvendo a EXQ (Customer Experience Quality). Revista Gestão & Tecnologia, 18(3), 47–72. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1288