Em Busca de um Instrumento para Avaliar a Experiência de Serviços: Um Estudo Envolvendo a EXQ (Customer Experience Quality)
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i3.1288Palabras clave:
Serviços, Experiência de Serviços, Escala EXQResumen
Este trabalho discute resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi testar a aplicabilidade da escala desenvolvida por Klaus and Maklan (2012) denominada EXQ (Customer Experience Quality) no Brasil, assim como verificar em que medida a experiência de serviço impacta a lealdade, a satisfação e o boca-a-boca. Para isso, foi implementado um survey em uma amostra de clientes de uma empresa de serviços de saúde privada. Os dados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como o modelo original apresentou alguns problemas de ajuste, foi proposto um modelo adaptado, mais aderente ao setor pesquisado. Os resultados indicaram que a experiência de serviço impacta a lealdade, a satisfação e o boca-a-boca positivo. Isso ficou explícito em ambos os modelos, o que é um achado interessante, pois constatou-se que o EXQ é um importante preditor de lealdade e de boca-a-boca positivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.