O efeito dos gastos públicos sociais no crescimento econômico: uma análise comparativa entre os países membros da CEPAL e OCDE
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i1.1263Palavras-chave:
Gasto público social. Crescimento do PIB. Desigualdade de renda.Resumo
A literatura que aborda o efeito dos gastos públicos sociais sobre o crescimento econômico dos países é controversa. O objetivo deste estudo é duplo. Avaliar se o investimento em gasto público social realizado pelo Estado impacta positivamente o crescimento da economia dos países e, em segundo lugar, testar se a desigualdade de renda influência esse efeito. A amostra foi composta por 20 países pertencentes a CEPAL e 33 países pertencentes a OCDE no intervalo de anos de 2002 a 2014. Os resultados da análise indicam que, em ambos os cenários, isto é, levando em consideração o efeito dos gastos públicos sociais sobre o crescimento da economia e considerando ambientes com alta e baixa desigualdade de renda, o efeito dos gastos públicos sociais sobre o crescimento do PIB é negativo. Esses resultados sugerem que o gasto público social para gerar crescimento do PIB deverá elevar a produtividade da economia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.