Compreendendo os resultados de aprendizagem em intercâmbios voluntários internacionais

Autores/as

  • Tiago Coutinho Vasconcelos Fucape Business School
  • Bruno Felix von Borell de Araujo Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.915

Resumen

Apesar de os estudos sobre o aprendizado de expatriados serem recorrentes, somente recentemente as pesquisas na área do intercâmbio voluntário internacional têm ganhado atenção. Este artigo visa compreender os resultados de aprendizagem em intercâmbios voluntários internacionais. Foi possível evidenciar, por meio de um estudo qualitativo transversal, o aprendizado reportado por voluntários internacionais brasileiros. Foram encontrados 119 eventos distintos de aprendizado em uma amostra de 25 voluntários, e o desenvolvimento pessoal foi a área de aprendizado com maior número de incidentes. Também foram encontrados incidentes relativos aos seguintes resultados de aprendizagem: capacidade de decisão e solução de problemas, sensibilidade cultural, comunicação, perspectiva estratégica, autoconhecimento, habilidades gerenciais e domínio de um conhecimento específico. Os resultados permitem caracterizar o trabalho voluntário internacional como um rico meio de aprendizado, bem como identifica as principais áreas de aprendizado.

Biografía del autor/a

Tiago Coutinho Vasconcelos, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Bruno Felix von Borell de Araujo, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Vasconcelos, T. C., & Araujo, B. F. von B. de. (2017). Compreendendo os resultados de aprendizagem em intercâmbios voluntários internacionais. Revista Gestão & Tecnologia, 17(1), 154–180. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i1.915