“Ser ou Não Ser, Eis a Questão”: liderança online na XPTO

Autores/as

Palabras clave:

Caso para ensino, Liderança

Resumen

Objetivo: Este caso para ensino tem por objetivo oferecer aos alunos vivência em uma situação relacionada à liderança online, a proposta é fazer com que os discentes analisem o caso apresentado e se coloquem no lugar de Onofre para discutir soluções ao dilema proposto.

Metodologia/abordagem: Este caso para ensino é baseado em uma história real e para sua construção foram utilizados dados coletados por meio de uma entrevista online, semiestruturada, com o CEO da empresa e pela análise de documentos disponíveis na internet.

Originalidade/relevância: É possível identificar aspectos que remetem à Teoria de Liderança Online no caso vivenciado pelo CEO da XPTO, bem como por suas ações e esforços para se adaptar majoritariamente ao trabalho remoto.

Resultados: Onofre se depara com a possibilidade de tornar sua empresa majoritariamente remota. Movido principalmente pela busca de redução de custos, ele precisa definir as principais oportunidades e desafios dessa nova modalidade de trabalho que pretende adotar, pensar em processos e práticas que permitam desenvolver competências para que os líderes atuem nesse ambiente virtual, além de buscar estratégias para que esses líderes fortalecerem as relações de confiança com suas equipes virtuais.

Contribuições teóricas/metodológicas: Propõe-se que o caso seja aplicado nos cursos de Graduação em Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Liderança e Estratégia Empresarial.

Biografía del autor/a

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em Gestão de Pessoas nas Organizações. Possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), especialização em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), especialização em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). É graduado em Administração pela UFSC e em Comércio Exterior pela UNIVALI. Atua como professor orientador no MBA de Gestão de Pessoas da USP. Suas áreas de pesquisa incluem Gestão de Pessoas, Liderança, Competências Coletivas, Diversidade e Inclusão, Ensino e Pesquisa em Administração.

Renata Freire de Almeida, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Francisco Homem de Mello, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Administração na Universidade de São Paulo - USP

Joel Souza Dutra, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Professor livre-docente no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da USP e Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças.

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Publicado

2024-08-23

Cómo citar

Silva, L. H. da, Almeida, R. F. de, Mello, F. H. de, & Dutra, J. S. (2024). “Ser ou Não Ser, Eis a Questão”: liderança online na XPTO. Revista Gestão & Tecnologia, 24(3), 245–267. Recuperado a partir de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2706

Número

Sección

CASO DE ENSINO