Diretrizes para abordagem de business process compliance management na administração pública
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i2.1972Palabras clave:
Gestão de processos, Mapeamento de processos, Setor públicoResumen
Objetivo do Estudo: Realizar um levantamento de diretrizes para elaboração de abordagem de BPCM para uma organização, com foco na verificação de compliance na fase de mapeamento de processos de negócio.
Metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada com base em revisão da literatura e estudo de caso. A revisão teve como objetivo a identificação de construtos para abordagens de BPCM. A partir da identificação de construtos e atributos relacionados, utilizou-se o método estudo de caso para aplicação prática dos mesmos e elaboração da abordagem considerando contexto específico: uma organização da administração pública.
Originalidade/relevância: A proposta considerou a integração das áreas de sistemas e gestão de processos, além de questões da área jurídica, pertinentes ao contexto da organização do estudo.
Principais resultados: As diretrizes foram analisadas empiricamente considerando o contexto de um departamento da administração pública do Brasil, a Coordenação-Geral de Material e Patrimônio do Ministério da Saúde. Concluiu-se que a utilização de uma metodologia estruturada para mapeamento de processos é um facilitador para incorporar o compliance.
Contribuições teóricas/metodológicas: O apoio do gestor e o comprometimento do dono do processo nas fases do mapeamento auxiliou no desenvolvimento da cultura de compliance e na responsabilização, além de possibilitar melhorias para a eficiência do processo.
Contribuições para gestão: A avaliação de riscos de compliance na fase de mapeamento de processos comprovou-se eficaz em termos de uma visão global do processo. Para atividades que possam representar risco, a responsabilização, treinamento e comunicação sobre compliance, serão mais assertivos com as informações contidas no manual do processo.Citas
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