Adoção de Redes Sociais Virtuais: Construtos Mentais utilizados por usuários experientes

Authors

  • Ademir Macedo Nascimento Universidade de Pernambuco
  • Debora Eleonora Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.649

Keywords:

Redes Sociais Virtuais, Cognição, Adoção de inovação, Inovação em serviços, Tomada de decisão

Abstract

A abordagem cognitiva pode ser útil na compreensão dos elementos que permeiam a escolha por permitir o entendimento das intenções dos usuários. Neste contexto, este artigo pretendeu identificar os construtos mentais utilizados por usuários experientes de redes sociais virtuais para sua adoção, na cidade de Aracaju. Como objetivo secundário, este estudo analisou os principais construtos elicitados com o intuito de categorizá-los nas dimensões do grau de inovação (Parasuraman & Colby, 2002) e da tendência a inovar (Rogers, 1998). Ao total, foram entrevistados 32 usuários que utilizam ou já utilizaram pelo menos três redes sociais virtuais, com o intuito de investigar respondentes que já possuíssem significativa experiência com tais serviços em Aracaju. Dentre os resultados encontrados, foi relatado que a cognição dos respondentes preserva otimismo, mas baixo caráter inovador, ressaltando a rapidez e dinamicidade de comunicação com outras pessoas que se conhece pessoalmente.

Author Biographies

Ademir Macedo Nascimento, Universidade de Pernambuco

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor Assistente e vice-coordenador de curso na Universidade de Pernambuco

Debora Eleonora Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção (UFPE)

Professora na Universidade Federal de Sergipe

Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração (USP)

Professor na Universidade Federal de Sergipe

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Published

2015-04-28

How to Cite

Nascimento, A. M., Silva, D. E. P. da, & Dacorso, A. L. R. (2015). Adoção de Redes Sociais Virtuais: Construtos Mentais utilizados por usuários experientes. Journal of Management & Technology, 15(1), 154–173. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.649