Relato da Aplicação de Ferramentas de Gestão de Estoques em uma Empresa do Ramo de Conveniência automatizada localizada em Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i5.3321Palavras-chave:
Gestão de estoques; Lote Econômico de Compras; Gráfico de Dente de Serra; Indicadores de desempenho.Resumo
Objetivo: aplicar ferramentas de gestão de estoques em uma empresa de conveniência automatizada localizada em Mossoró-RN.
Metodologia: Por suas características, a pesquisa apresentou uma abordagem quantitativa e descritiva. Para a realização do estudo, foi feita a coleta de dados dos três principais produtos em estoque da empresa e, posteriormente, aplicadas ferramentas de gestão de estoques, como o Gráfico de Dente de Serra, o Ponto de Ressuprimento (PR) e o Lote Econômico de Compras (LEC), juntamente com indicadores de desempenho em gestão de materiais
Relevância: A pesquisa busca ampliar os conceitos de gestão a novas formas de administração de organizações que emergem com os avanços tecnológicos.
Resultados: Os principais resultados obtidos mostraram que o Produto I apresentou um PR de 77 unidades e um LEC de aproximadamente 220 unidades, correspondendo a cerca de 24 pedidos anuais; o Produto II apresentou um PR de 6 unidades e um LEC de aproximadamente 82 unidades, equivalentes a cerca de 26 pedidos anuais; e o Produto III apresentou um PR de 25 unidades e um LEC de aproximadamente 92 unidades, correspondendo a cerca de 24 pedidos anuais.
Contribuições teóricas: O estudo concluiu que a aplicação dessas ferramentas é fundamental para o planejamento gerencial da empresa, auxiliando na tomada de decisão mais precisa, de forma a evitar rupturas de estoque e minimizar impactos no atendimento à demanda. Além disso, reforçou-se a importância da gestão de estoques como fator determinante para o sucesso e a competitividade em mercados dinâmicos. Além de fornecer base para pesquisas futuras em cenários semelhantes.
Referências
Arnold, J. R. & Chapman, S. N. (2018). Administração de materiais: uma introdução. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning.
Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Dias, M. A. P. (2015). Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Dias, M.A P. (2009) Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Fortune Business Insights. Retail Automation Market Size, Share & Industry Analysis, By Application (PoS Systems, Inventory Management, Customer Service Automation, and Analytics and Data Management), By End User (Hypermarket, Supermarket, Specialty Stores, Non-Food Retail Stores, and Others), and Regional Forecast, 2024 – 2032. (2025) https://www.fortunebusinessinsights.com/retail-automation-market-110514> 2025.
Source: https://www.fortunebusinessinsights.com/retail-automation-market-110514
Martins, P. G.; Alt, P. R. C. (2009). Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva.
Medeiros, R.L.; Pereira, H.F. & Teixeira, R.B. Indicadores de desempenho para a melhoria da gestão de estoques: um estudo em uma pequena empresa do ramo varejista. Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas – Rinterpap, v. 1, n. 2, p. 54-71, 2022.
Sebrae. (2021). Varejo off-line: quais são as modalidades de uma loja de conveniência? Brasília: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2021. Disponível em < https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/varejo-off-line-quais-sao-modalidades-de-uma-loja-de-conveniencia,dea8d425e2124810VgnVCM100000d701210aRCRD> . Acesso em: 8 mar. 2025.
Slack, N.; Chambers, S. & Johnston, R. (2009) Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas,
Viana, J. J. (2010). Administração de Materiais: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.