Usabilidade no acesso mobile a serviços e informações de portais governamentais: a realidade das capitais brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2281

Keywords:

Portais de Governo, Interface, Smartphone, NBR-9141-11, Tecnologia de Informação e Comunicação

Abstract

Objetivo do estudo: verificar se os portais de governo das 26 capitais brasileiras possuem uma interface adequada, de maneira a não apresentar dificuldades quando os equipamentos utilizados para acessar as informações ou serviços forem smartphones.

Metodologia/abordagem: foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva, que adotou de maneira adaptada um método de investigação e análise baseado na estrutura de usabilidade da Norma NBR 9241-11.

Originalidade/Relevância: o presente estudo se revela singular e pertinente diante a escassez de trabalhos empíricos que abordem temáticas voltadas às interfaces dos portais de governo brasileiro, sobretudo em dispositivos móveis. Destarte, pesquisas com este enfoque tornam-se preponderantes, haja vista as características específicas da população brasileira que já conta com um número expressivo de smartphones, chegando a mais de um aparelho por habitante.

Principais resultados: os resultados revelaram que 81% das interfaces dos portais avaliados estavam inadequadas para smartphones, dificultando o acesso ao conteúdo destes websites, quando realizado por meio desse tipo de dispositivo.

Contribuições teóricas/metodológicas: este estudo fornece dados relevantes para a área de gestão da informação, a partir de um panorama focado na realidade das tecnologias de informação e comunicação (TICs) disponibilizadas por entes públicos brasileiros. Ademais, propõe um método inovador de avaliação das interfaces de websites em aparelhos smartphones, que utiliza como referência a NBR 9241-11.

Contribuições sociais / para a gestão: as discussões trazidas por este estudo reforçam a importância da relação entre o governo e a população, de maneira a serem oferecidos serviços em um ambiente que considere a realidade da sociedade.

Author Biographies

Marco Aurélio Amaral de Castro, Fundação João Pinheiro (FJP) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em administração pública na Fundação João Pinheiro (FJP) e Administrador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Simone Cristina Dufloth, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora e professora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP).

References

Amaral, H. K. do. (2006). Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/211/216. http://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/1422

Brasil. (2020). Do Eletrônico ao Digital. Governo Digital. https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital

Camões, M. R. de S. (Organizadora), Pantoja, M. J. (Organizadora), & Bergue, S. T. (Organizador). (2010). Gestão de Pessoas: Bases teóricas e experiências no setor público. http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3594. http://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/514

Cavalcante, P. (2017). Gestão Pública Contemporânea: Do movimento gerencialista ao pós-NPM. Gestão Pública Contemporânea: do movimento gerencialista ao pós-NPM. https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=30733:td-2319-gestao-publica-contemporanea-do-movimento-gerencialista-ao-pos-npm&catid=397:2017&directory=1

Cybis, W., Betiol, A., & Faust, R. (2007). Ergonomia e Usabilidade (1a edição). Novatec.

Dias, G. A. D. F., Coura, K. V., Athayde, A. L. M., Farias, J. S., & Demo, G. (2019). A Prestação de Serviços Públicos pelo Governo Eletrônico: Uma Análise da Produção Científica Internacional. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 5(3), 55–74. https://doi.org/10.20401/rasi.5.3.294

Diniz, E. H., Barbosa, A. F., Junqueira, A. R. B., & Prado, O. (2009). O governo eletrônico no Brasil: Perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. Revista de Administração Pública, 43(1), 23–48. https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000100003

EAESP-FGV. (2020). 31a Pesquisa Anual do FGVcia: Uso da TI nas Empresas, F. Meirelles, 2020. FGV. https://eaesp.fgv.br/producao-intelectual/pesquisa-anual-uso-ti

Gant, D., Gant, J., & Johnson, C. (2002). State Web Portals: Delivering and Financing E-Service. The PricewaterhouseCoopers. http://www.businessofgovernment.org/report/state-web-portals-delivering-and-financing-e-service

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6o ed). Atlas.

Kirschbaum, C. (2013). Decisões entre pesquisas quali e quanti sob a perspectiva de mecanismos causais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 28, 179–193. https://doi.org/10.1590/S0102-69092013000200011

Klein, R. H., Klein, D. C. B., Luciano, E. M., Klein, R. H., Klein, D. C. B., & Luciano, E. M. (2018). Identificação de mecanismos para a ampliação da transparência em portais de dados abertos: Uma análise no contexto brasileiro. Cadernos EBAPE.BR, 16(4), 692–715. https://doi.org/10.1590/1679-395173241

Lupu, D., & Lazar, C. G. (2015). Influence of E-Government on the Level of Corruption in Some EU and Non-EU States (SSRN Scholarly Paper ID 3435858). Social Science Research Network. https://papers.ssrn.com/abstract=3435858

Machado Neto, O. (2013). Usabilidade da interface de dispositivos móveis: Heurísticas e diretrizes para o design [Text, Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.55.2013.tde-07012014-110754

Mayhew, D. J. (1992). Principles and Guidelines in Software User Interface Design. Englewood Cliffs (New Jersey), PTR Prentice Hall. Englewood Cliffs (New Jersey), PTR Prentice Hall.

Nielsen, J., & Loranger, H. (2007). Usabilidade na web. Elsevier Brasil.

Oliveira, J. (2016). Avaliação de usabilidade em aplicativos para apoio à participação em eventos. Monografia—Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. http://www.novoscursos.ufv.br/graduacao/caf/ccp/www/wp-content/uploads/2017/03/Janaina.pdf

Patias, N. D., & Hohendorff, J. V. (2019). Quality criteria for qualitative research articles. Psicologia em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536

Prado, O. (2009). Governo eletrônico, reforma do estado e transparência: O governo eletrônico do Brasil [Thesis]. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/2501

Reyna, J., Gabardo, E., & Santos, F. de S. (2020). Governo Eletrônico, Invisibilidade Digital e Direitos Fundamentais Sociais. Sequência (Florianópolis), 85, 30–50. https://doi.org/10.5007/2177-7055.2020v41n85p30

Salgado, C. C. R., & Aires, R. F. de F. (2017). Governo eletrônico no Rio Grande do Norte: Uma avaliação de prefeituras municipais a partir de lei de acesso à informação. Perspectivas em Ciência da Informação, 22(3), 98–115. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2707

Silva, C. G. da. (2017). A Usabilidade como Recurso Emergente em Website: Um Estudo com Usuários no Portal do Ministério da Saúde. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34942

Silva, P. B., & Amaral, H. K. do. (2007). Perspectivas da gestão pública no Brasil contemporâneo. Revista do Serviço Público de 1937 a 2007, Especial.

Simão, J. B., & Rodrigues, G. (2005). Acessibilidade às informações públicas: Uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal. Ciência da Informação, 34(2), 81–92. https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200009

Souza, P. R. R. de, Curi, M. A., & Nuintin, A. A. (2019). Práticas de Governo Eletrônico nos Municípios: Um Estudo da Mesorregião do Sul e Sudoeste do Estado de Minas Gerais. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 9(1), 63–72. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.898

Souza, E. (2014). Metodologias e analíticas qualitativas em pesquisa organizacional. EDUFES. http://edufes.ufes.br/items/show/26

Souza, R. T. D. (2018). Estratégias de transição de carreira interprofissão: Um estudo com profissionais de meia idade do mercado corporativo após a demissão. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1835

Viana, G. B., Toledo, M. B. F., & Fantinato, M. (2009). Interfaces para aplicações de governo eletrônico. Anais. https://repositorio.usp.br/item/001820698

Vilella, R. M. (2003). Conteúdo, usabilidade e funcionalidade: Três dimensões para a avaliação de portais estaduais de governo eletrônico na web. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LHLS-6ABPM6

Published

2023-08-20

How to Cite

Castro, M. A. A. de, & Dufloth, S. C. (2023). Usabilidade no acesso mobile a serviços e informações de portais governamentais: a realidade das capitais brasileiras. Journal of Management & Technology, 23(2), 129–159. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2281

Issue

Section

ARTIGO