Business Demography: o Perfil dos Estudantes do Ensino Superior Privado no Brasil

Authors

  • Sidney Lino de Oliveira
  • José Edson Lara
  • Marília Miranda Forte Gomes
  • Marcos Roberto Gonzaga

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2007.v7i2.197

Abstract

O artigo apresenta o perfil dos estudantes das instituições de ensino superior (IES) privadas das diferentes regiões do Brasil, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2007). Com uso de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial), foi possível identificar o perfil dos alunos das IES privadas no Brasil. Os resultados revelam três fatores: 1) idade, cor/raça e condição na unidade domiciliar – os estudantes de graduação em rede de ensino privada são jovens, brancos e filhos ou outros parentes dentro da unidade domiciliar; 2) tipo de família e o número de componentes na família – a população de estudo pertence às famílias pouco numerosas; 3) variáveis socioeconômicas e sexo – a relação é positiva quanto a sexo e condição de atividade, e negativa quanto à renda. A frequência de graduandos em IES particulares é maior para mulheres não economicamente ativas e de baixo rendimento mensal.

Published

2010-09-28

How to Cite

Oliveira, S. L. de, Lara, J. E., Gomes, M. M. F., & Gonzaga, M. R. (2010). Business Demography: o Perfil dos Estudantes do Ensino Superior Privado no Brasil. Journal of Management & Technology, 7(2). https://doi.org/10.20397/2177-6652/2007.v7i2.197