The Risk of Rupture in Ready-Made Juice Industry

Authors

  • Tarcisio Afonso Fundação Pedro Leopoldo Professor do MPA - Curso de Mestrado Profissional em Administraçãp https://orcid.org/0000-0003-3238-0944
  • José Rodrigues Junior Mestre
  • Bruno Pellizzaro Dias Afonso IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais
  • Domingos Antonio Giroletti Fundação Pedro Leopoldo Professor do MPA - Mestrado Profissional em Administração

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i2.1873

Keywords:

Logistics Supply Chain, Ready-made juices, Risks of Rupture

Abstract

The risk of ruptures in the supply chain is present for many Companies in different sectors. Despite the development of an entire communication network and logistics infrastructure to ensure market supply, there are still situations where supply in the various productive links is impaired. The objective of this article is to identify the factors that represent risks of rupture in the supply chain of a company in the segment of ready juices. The investigation was conduct through two stages; the first one consisted of a research of qualitative nature followed by a quantitative study approach. In the qualitative stage, six respondents, occupying positions considered strategic in the company, were encouraged to express their opinions about the perception about the risks of rupture that the company is subject as well as the opinion on the strategies of resilience used. In the quantitative study, a questionnaire was designed to analyze perceived risk levels and the resilience strategies employed. In this stage, 54 individuals were interviewed among suppliers, customers and the company employees. The risks of rupture perceived for the company were related, mainly to the supply of raw material due, among other factors, the seasonality of the fruits. In many circumstances, the dependence of exclusive supplier was evidenced and it also identified the existence of few companies qualified by the company to supply most of its inputs. Among the identified resilience strategies, investments in process improvement and the use of strategic stocks showed high utilization in the supply chain studied.

Author Biographies

Tarcisio Afonso, Fundação Pedro Leopoldo Professor do MPA - Curso de Mestrado Profissional em Administraçãp

O Professor Tarcisio Afonso possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em International Affairs - Ohio University (1978) e Doutorado em International Affairs - Ohio University (1985). Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Marketing, Logística e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.

José Rodrigues Junior, Mestre

Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco-MG

Bruno Pellizzaro Dias Afonso, IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

Bruno Pellizzaro Dias Afonso é professor de administração no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, Campus São João Evangelista. Também está como coordenador do Curso de Bacharelado em Administração. Possui doutorado em administração pela Universidade FUMEC (2014), com a tese "Estudo do Heteromorfismo do Posicionamento da Marca em Sistema de Franquias Utilizando Escalonamento Multidimensional". Concluiu o Mestrado em Administração em 2007 e graduou-se, também em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2005. Foi professor de graduação e pós em diversas instituições. Atuou em projetos de consultoria nas áreas de Estratégia, Marketing e Logística. Foi sócio em empresas voltadas a: educação, pesquisa e consultoria; startup; e restaurantes. Participou de várias associações de classe e projetos relacionados a: SENAC - MG, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Petrobras Distribuidora S.A. Possui interesse nas áreas de Estratégia, Inovação, Marketing e Logística; Associativismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas e Liderança.

Domingos Antonio Giroletti, Fundação Pedro Leopoldo Professor do MPA - Mestrado Profissional em Administração

Graduado e Licenciado em Filosofia e Estudos Sociais (1970) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1987). Pós doutorado em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Politcal Scienice. (1993-1995 ). Professor Visitante do Departamento de Scienze Storiche Geografiche e dell? Antichità (DiSSGeA) ? Università degli Studi di Padova, de outubro de 2013 a fevereiro de 2014. Atualmente, é professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação ? Grupo de Pesquisa Interdisciplinar - FAPEMIG . Apresentador do Programa televisivo - Interconexão Brasil - BH News - Canal 14 da NET. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Competitividade, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Cultura Organizacional e Educação.

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Published

2020-05-14

How to Cite

Afonso, T., Junior, J. R., Afonso, B. P. D., & Giroletti, D. A. (2020). The Risk of Rupture in Ready-Made Juice Industry. Journal of Management & Technology, 20(2), 166–188. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i2.1873