Comportamento Estratégico dos Frigoríficos no Programa de Carne Angus Certificada: Proposta de Instrumento Metodológico
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1530Keywords:
Certificação, Diferenciação, Oligopólio, Processo Decisório, Proteína AnimalAbstract
Este relato propõe uma metodologia que permite identificar e classificar o comportamento estratégico empresarial. Realizou-se um estudo setorial dos frigoríficos brasileiros que produzem carne de alta qualidade por meio do Programa Carne Angus Certificada, tendo em vista que estas empresas, em estrutura de oligopólio, são mais prospectoras e analíticas para as dimensões organizacionais apontadas na literatura. Os procedimentos metodológicos envolveram: i) fundamentos teóricos e empíricos que abordam o comportamento empresarial a partir do estudo seminal de Miles and Snow (1978); ii) concepção do instrumento metodológico para identificação do comportamento estratégico predominante dentro de uma empresa; iii) aplicação e validação do modelo nas quatro principais empresas do setor no Brasil. Os resultados demonstram que os comportamentos prospectivo e analítico são predominantes nos principais processos decisórios, mas existem evidências de comportamento defensivo. As evidências desse relato geram implicações teóricas quanto ao instrumento metodológico e prática ao demonstrar as formas de comportamentos estratégicosReferences
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