Usabilidade Percebida e Características de Cursos na Avaliação do Programa de Educação em Software Livre com apoio da Análise Multivariada de Dados

Autores

  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Marcia Carvalho de Azevedo Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Lilian de Marche Noffs Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.958

Palavras-chave:

Software Livre, Inclusão Digital, Análise Multivariada de Dados

Resumo

O artigo buscou avaliar cursos profissionalizantes do Programa de Educação em Software Livre (PESL) a partir de uma análise multivariada de dados. Esta pesquisa faz uma análise quantitativa sobre o Laboratório de Software Livre ministrado por instrutores, que foi realizado na Universidade Federal de São Paulo, no campus da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Foram analisados 69 questionários de alunos participantes, com o objetivo de verificar a viabilidade e o resultado do PESL, além de traçar o perfil daqueles que se interessam pelo tema, e verificar o nível de entendimento, dos mesmos, em relação ao Software Livre. Nesta pesquisa aplicou-se a técnica da estatística descritiva, bem como análise multivariada de dados (primeira fase com análise fatorial exploratória e a segunda com estimação do modelo de equações estruturais).  Como resultado pode-se concluir que se trata de um programa acadêmico digitalmente social, pois traz elementos que incentivam e contribuem para o desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professor do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Evandro Luiz Lopes, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professor do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Marcia Carvalho de Azevedo, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professora do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Lilian de Marche Noffs, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Bacharel em Administração pela Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Pinochet, L. H. C., Lopes, E. L., Azevedo, M. C. de, & Noffs, L. de M. (2016). Usabilidade Percebida e Características de Cursos na Avaliação do Programa de Educação em Software Livre com apoio da Análise Multivariada de Dados. Revista Gestão & Tecnologia, 16(3), 58–83. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.958