Oportunidades de negócio no estrangeiro: Um estudo sobre o processo de internacionalização de PME fruticultoras
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.747Palavras-chave:
Internacionalização de PME, Empreendedorismo internacional, Orientação empreendedora, Fruticultura.Resumo
O presente artigo tem por finalidade compreender o processo de internacionalização de empresas de pequeno e médio porte (PME) do setor da fruticultora. Conceitualmente, adotaram-se as vertentes teóricas do Empreendedorismo Internacional e da Orientação Empreendedora. Metodologicamente, usou-se uma abordagem qualitativa com estudo multicaso de três empresas produtoras de frutas que estão internacionalizadas e dados levantados em entrevistas com os dirigentes. Constatou-se que as empresas optaram pelo processo de internacionalização após vários anos de atuação apenas no mercado brasileiro. A internacionalização foi promovida dadas as condições comerciais, visto que no mercado estrangeiro trabalha-se com preço fixo para a compra e venda de frutas, diferentemente do mercado brasileiro onde há oscilações no preço. A análise dos dados também apontou que os dirigentes das empresas sentem-se mais valorizados pelos clientes estrangeiros do que pelos brasileiros. Este estudo contribui para entender a internacionalização de PME fruticultoras que pode ocorrer como uma estratégia de diversificação de mercado que se intensifica à medida que os dirigentes das empresas visualizam mais vantagens nos mercados externos.
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