Desenvolvimento de liderança e equipes para representantes de turma de uma IES de Belo Horizonte

Autores

  • David Ferreira Bomfin FEAD
  • Flávio Hastenreiter

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i2.73

Resumo

Preparar representantes de turma para exercerem suas atividades utilizando habilidades de liderança e trabalho em equipe é o foco desta pesquisa. A primeira etapa, aqui relatada, analisou a percepção que representantes de turma têm do significado de liderança e equipes para seu desempenho atual e para sua atividade profissional futura. A segunda etapa, a ser desenvolvida, consistirá na adoção de estratégias de ensino capazes de prepará-los para exercerem liderança e participarem produtivamente de equipes. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido numa instituição de ensino superior - IES privada, em Belo Horizonte, com 91 sujeitos: 78 representantes de turma de diversos cursos da instituição e 13 suplentes. Foi aplicado um questionário eletrônico, que foi submetido a uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que os pesquisados consideram relevante o preparo para a liderança e o trabalho com equipes tanto para o representante de turma quanto para sua vida profissional futura. As competências que os pesquisados consideram importantes para serem desenvolvidas pelo representante de turma foram: postura ética e comprometida com os colegas; capacidade de comunicação efetiva e diálogo; estimular a participação dos colegas nos assuntos de interesse comum da turma; promover a integração e a reflexão crítica do curso; intervir em conflitos, ouvir os pares, identificar suas necessidades e encaminhar o consenso. A pesquisa deverá ter continuidade numa etapa através da qual se espera desenvolver as competências identificadas mediante minicursos devidamente articulados com as atividades extracurriculares e coerentes com o projeto pedagógico.

Downloads

Publicado

2010-10-05

Como Citar

Ferreira Bomfin, D., & Hastenreiter, F. (2010). Desenvolvimento de liderança e equipes para representantes de turma de uma IES de Belo Horizonte. Revista Gestão & Tecnologia, 10(2), 1–15. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i2.73

Edição

Seção

ARTIGO