Comunicação Empresarial em um Processo de Fusão de Empresas: Uma Análise da União Brasken
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.479Palavras-chave:
Fusão, ComunicaçãoResumo
A comunicação entre os diferentes atores de uma organização é um componente considerado fundamental no processo de fusão de empresas. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa: investigar a importância e o impacto da comunicação em um processo de fusão de empresas. A empresa estudada foi a Braskem, do setor petroquímico, pertencente ao Grupo Odebrecht e resultado da fusão de outras seis empresas. A investigação empregou aporte metodológico de caráter qualitativo para a coleta e análise de dados. Os resultados apontam para a comunicação como forte aliado nos processos de aquisição e fusão de empresas, constituindo-se um importante veículo para integração. Notamos que processo comunicativo foi intensificado, mas os conflitos foram inevitáveis e as relações de poder e hierarquia da nova gestão se fizeram presentes por ausência ou utilização indevida dos instrumentos comunicacionais. Os veículos de comunicação foram percebidos de formas diferentes por líderes e subordinados e, segundo relatos, o principal ator na minimização de conflitos foi o diálogo com o líder comunicador.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Gomes, P. O. C., Santos, J. N., & Rodríguez, V. B. C. (2012). Comunicação Empresarial em um Processo de Fusão de Empresas: Uma Análise da União Brasken. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 192–216. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.479
Edição
Seção
ARTIGO
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.