Reestruturação do Departamento de Custos de uma Instituição Hospitalar do Sul de Minas Gerais: um Enfoque Gerencial
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i2.475Palavras-chave:
Contabilidade de custos, Informações gerenciais, Instituição hospitalarResumo
A contabilidade de custos fornece informações de cunho financeiro e gerencial que se mostram imprescindíveis seja para qual for a atividade desempenhada pelo negócio, mas principalmente onde os recursos são escassos e a necessidade de qualidade no serviço prestado é primordial, este é o caso da área de saúde especificamente. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar a gestão de custos em instituições hospitalares, sua metodologia, suas peculiaridades e suas perspectivas e aplicabilidades. Foi realizado um estudo exploratório, um estudo de caso e previamente à coleta de dados, foram feitas pesquisas bibliográficas em torno do tema. Como resultado da pesquisa foi percebido que o sistema de custeio anteriormente utilizado pelo hospital objeto de estudo não estava trazendo aos diversos usuários das informações contábeis, financeiras e gerenciais as informações necessárias. A implantação do novo sistema de custeio nesse hospital viabilizou informações fidedignas e confiáveis aos stakeholders.Referências
Araujo, R. G, Nascimento, D. T. (2006). Utilização do modelo de alocação recíproca de custos para a verificação do nível de imprecisão no rateio de custos indiretos de uma indústria farmacêutica – Estudo de Caso. Recuperado em 01 de março de 2012, de http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos72007/213.pdf.
Canazaro, M. P. (2007). Desempenho econômico-financeiro de nosocômios brasileiros: uma análise comparativa de hospitais com e sem fins lucrativos. Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC, Brasil.
Martins, E. 9. ed. (2008). Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas.
Matos, A. J. de. (2002). 1ª. Ed. Gestão de Custos Hospitalares, Análise e toma de decisões. São Paulo, Editora STS.
Padoveze, C. L. 5. ed. (2008). Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo, Editora Atlas S.A.
Queiroz, D. T., Vall, J., Souza, A. M. A. , Vieira, N. F.C. (2007) . Observação Participante na pesquisa qualitativa: Conceitos e aplicações na área da saúde. Revista de enfermagem, 15 (2), 276.
Reis, L. G. (2004). Análise da Aplicabilidade do Custeio Baseado em Atividades em organizações da área hospitalar: Estudo de caso em um hospital privado de Londrina. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.
Santos, J. J. 4.ed. (2005). Análise de Custos: Remodelado com ênfase para Sistema de Custeio Marginal, Relatórios e Estudos de Casos. São Paulo, Editora Atlas S.A.
Silva, A. C. R. da. 2ª. (2006). Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. ed. São Paulo: Atlas.
Wernke, R. (2004). 2. ed.Gestão de Custos: Uma Abordagem Prática. São Paulo, Editora Atlas S.A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.