Fatores de satisfação dos stakeholders identificados como usuários-chave em projetos de TI
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i1.3089Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar os fatores que podem influenciar na satisfação dos stakeholders denominados usuários-chave em projetos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa multinacional de estrutura funcional.
Metodologia / procedimentos metodológicos: Com uma pesquisa bibliográfica, encontrou-se o embasamento teórico que foi usado para realização de entrevistas com profissionais atuantes em um projeto de TI em uma empresa de estrutura funcional.
Originalidade / Relevância: Os usuários-chave em projetos de TI são muitas vezes negligenciados como um relevante grupo de stakeholders. Considerando que estes stakeholders tem alto poder e interesse na implementação de projetos de TI, tem a necessidade da identificação dos fatores de satisfação deste grupo.
Principais resultados: Os resultados apresentam um quadro resumo de fatores de satisfação dos stakeholders identificados como usuários-chave, relacionados às dimensões de produto, consultoria, conhecimento e envolvimento, bem como à dimensão da organização proposta neste estudo.
Contribuições teóricas / metodológicas: Este relato permitiu entender que além dos fatores de satisfação relacionados a produto, consultoria, conhecimento e envolvimento existem outros relacionados à organização.
Contribuições sociais / para a gestão: Os fatores de satisfação resultantes podem ser utilizados pela empresa como ferramenta para seleção de consultorias e avaliação de projetos de TI correntes.
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