Prontidão Tecnológica: estudo com docentes e discentes de instituições de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

tecnologias digitais , educação superior, Technology Readiness Index, Instituições de Ensino Superior (IES

Resumo

Objetivo do estudo: Este estudo investigou a prontidão tecnológica de docentes e discentes em instituições de ensino superior, com o objetivo de analisar como a adoção de tecnologias digitais influencia suas práticas educacionais e experiências de aprendizagem.

Metodologia/abordagem: Survey realizado em instituições de ensino no Brasil com uma amostra de 420 respondentes. Utilizando a escala TRI (Technology Readiness Index), os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais.

Originalidade/Relevância: A utilização cada vez mais intensa da tecnologia nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil tornam os estudos sobre a prontidão tecnológica de alunos, de professores e de outros profissionais da educação cada vez mais necessários. As características e a atitude desses atores frente à tecnologia são fundamentais para que a implantação de novas tecnologias apresente resultados satisfatórios e que alcancem os seus objetivos.

Principais resultados: Os resultados indicaram que uma baixa porcentagem de respondentes foi classificada como refratária ao uso de tecnologia (4,3%), enquanto uma parcela semelhante foi identificada como propensa ao uso de tecnologia (4,3%). A maioria dos participantes (49,3%) foi classificada como pioneira, demonstrando alta propensão à adoção de tecnologia, porém apresentando desconforto e insegurança em relação ao seu uso.

Contribuições teóricas/metodológicas: É importância de investigar as causas do desconforto e insegurança dos profissionais das IES visando promover a prontidão tecnológica. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre a prontidão tecnológica no contexto da educação superior, fornecendo subsídios para aprimorar as estratégias de uso de novas tecnologias.

Biografia do Autor

Welliton Roque Santos, Universidade FUMEC / Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG

Doutorado em andamento em Administração.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.

Mestre em Administração - Ênfase em Estratégias Corporativas.
Fundação Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.

Especialista em Sistemas de Informação. (Carga Horária: 360h). Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.

Especialista em Metodologia e Inovação do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE VALE DO GORUTUBA, FAVAG, Brasil.   Especialista em GESTÃO EMPRESARIAL. (Carga Horária: 432h).
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, FGV, Brasil.   Bacharel em Administração de Empresas.
FACULDADE VALE DO GORUTUBA, FAVAG, Brasil.

Tarcísio Afonso, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Doutor em International Business. Ohio University, O.U, Brasil.   Mestre em International Studies.
Ohio University, O.U, Brasil.   Mestre em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.   Engenhario
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Universidade FUMEC / Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Bacharel em Informática - UFV

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial - PUC/MG

Mestre em Administração - UFMG

Doutor em Administração - UFMG

Professor da Universidade FUMEC

Professor da Fundação Pedro Leopoldo / FPL

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Santos, W. R., Afonso, T., & Moura, L. R. C. (2024). Prontidão Tecnológica: estudo com docentes e discentes de instituições de ensino superior: . Revista Gestão & Tecnologia, 24(3), 106–127. Recuperado de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2922

Edição

Seção

ARTIGO