Prontidão Tecnológica: estudo com docentes e discentes de instituições de ensino superior
Palavras-chave:
tecnologias digitais , educação superior, Technology Readiness Index, Instituições de Ensino Superior (IESResumo
Objetivo do estudo: Este estudo investigou a prontidão tecnológica de docentes e discentes em instituições de ensino superior, com o objetivo de analisar como a adoção de tecnologias digitais influencia suas práticas educacionais e experiências de aprendizagem.
Metodologia/abordagem: Survey realizado em instituições de ensino no Brasil com uma amostra de 420 respondentes. Utilizando a escala TRI (Technology Readiness Index), os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais.
Originalidade/Relevância: A utilização cada vez mais intensa da tecnologia nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil tornam os estudos sobre a prontidão tecnológica de alunos, de professores e de outros profissionais da educação cada vez mais necessários. As características e a atitude desses atores frente à tecnologia são fundamentais para que a implantação de novas tecnologias apresente resultados satisfatórios e que alcancem os seus objetivos.
Principais resultados: Os resultados indicaram que uma baixa porcentagem de respondentes foi classificada como refratária ao uso de tecnologia (4,3%), enquanto uma parcela semelhante foi identificada como propensa ao uso de tecnologia (4,3%). A maioria dos participantes (49,3%) foi classificada como pioneira, demonstrando alta propensão à adoção de tecnologia, porém apresentando desconforto e insegurança em relação ao seu uso.
Contribuições teóricas/metodológicas: É importância de investigar as causas do desconforto e insegurança dos profissionais das IES visando promover a prontidão tecnológica. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre a prontidão tecnológica no contexto da educação superior, fornecendo subsídios para aprimorar as estratégias de uso de novas tecnologias.
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