Lean Office: uma Proposta de Otimização para Reduzir as Falhas no Fluxo de Valor do Processo de Compras Governamentais de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2486

Palavras-chave:

compras governamentais, Lean Office, mapeamento do processo.

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou hierarquizar as etapas existentes no processo de compras, em relação ao tempo necessário para sua execução, entre o período que compreende a solicitação pelas unidades requisitantes e a assinatura do termo contratual por parte dos fornecedores no âmbito da Universidade Federal de Goiás, bem como identificar aquelas com maior potencial de redução de tempo.

Abordagem metodológica: foi realizada uma análise e propostas de melhorias, com o suporte da metodologia Lean Office e aplicação do mapeamento do fluxo de valor nos processos de compras de material de consumo. Assim, procedeu-se à análise de cada grupo de atividade do processo de compras inserindo as métricas temporais em dias.

Principais resultados: foi possível hierarquizar 05 (cinco) subprocessos com potencial de oportunidade de redução do lead-time e ganhos de valor agregado, destaque para a eliminação do fluxo espera e etapas relativas ao cadastro de requisição, cotação de preços, planilha de preços, procedimentos do pregão eletrônico e assinatura do contrato, com recomendação de potencial intervenção processual. 

Contribuições teóricas / metodológicas: dado os resultados positivos deste estudo, concita-se que os conceitos da Lean-Office sejam ampliados para outras áreas administrativas da Instituição aderentes à metodologia

 

Biografia do Autor

Edir de Jesus Borges Pinto, Federal of Goias University

Mestrando em Administração Pública, Especialista em Estratégia Empresarial e Políticas Públicas, todos pela Unviersidade Federal de Goiás. Experiência na área de Administração de Materiais e Contratações Públicas.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Pinto, E. de J. B. (2024). Lean Office: uma Proposta de Otimização para Reduzir as Falhas no Fluxo de Valor do Processo de Compras Governamentais de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Gestão & Tecnologia, 24(4), 163–186. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2486

Edição

Seção

ARTIGO