O problema de roteamento de veículos: um estudo de caso para o atendimento de serviços em concessionárias de distribuição de energia elétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.2375

Palavras-chave:

Logística e operações, Otimização de sistemas, Problema de Roteamento de Veículos (PRV), Modelagem matemático, Gestão de serviços

Resumo

Objetivo: Realizar uma contextualização do problema de roteamento de veículos baseado na literatura existente, bem como propor um modelo matemático aplicado ao atendimento de serviços em concessionárias de distribuição de energia elétrica.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento de um estudo de caso. Aplicou-se técnicas de modelagem matemática do problema de otimização relacionado: o Problema de Roteamento de Veículos (PRV).

Originalidade/Relevância: Apesar dos avanços, até o momento não se chegou a um consenso sobre como definir o PRV. Este trabalho demonstra a relevância de inclusão dos tempos de chegada para este estudo, permitindo um tratamento mais eficiente quando aplicado a um cenário real. Oportuniza-se contribuições aos resultados científicos associados ao PRV, com ênfase para aqueles oriundos da sua aplicação em ordens de serviço.

Principais resultados: Com a comparação de dois modelos, chegou-se ao traçado da rota ótima por veículo, que minimiza a soma dos tempos de chegada para execução do serviço. O modelo apresentado produz achados pertinentes e adequados para os conceitos previstos no modelo desenvolvido.

Contribuições teóricas/metodológicas: Evidenciou-se a diferença entre considerar a função objetivo que minimiza a soma dos tempos de chegada em comparação com aquela que minimiza os deslocamentos. A abordagem com os tempos de serviço, resulta em um valor mais aproximado do tempo real que o problema poderá ter.

Contribuições para a gestão: Tratou-se da gestão de serviços buscando maior eficiência com a minimização do tempo de atendimento das concessionárias, possibilitando discutir alternativas que ofereçam suporte para a tomada de decisão dos gestores.

Biografia do Autor

Bianca Fortes Schardong, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. 

Atualmente é professora no Departamento de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Tomada de decisão, Estratégias, Estruturas de Governança e Economia dos Custos de Transação na área de Cadeias Produtivas com foco no Agronegócio, juntamente com as temáticas de Marketing e da Teoria de Cultura e Consumo.

Iochane Garcia Guimarães, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2021).

Atualmente é docente no Instituto Federal Farroupilha.  

Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: gestão da produção, previsão de demanda e gestão da qualidade.


Vinicius Jacques Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006)

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. 

Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas, otimização multicritério, sistemas de distribuição e operação de sistemas de potência.


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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Schardong, B. F., Guimarães, I. G., & Garcia, V. J. (2022). O problema de roteamento de veículos: um estudo de caso para o atendimento de serviços em concessionárias de distribuição de energia elétrica. Revista Gestão & Tecnologia, 22(2), 54–75. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.2375

Edição

Seção

ARTIGO