Adaptive project management practices applied to the proposal of new online Master’s and PhD programs
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2293Resumo
ABSTRACT
Objective: Propose a process that consolidates adaptive project management practices associated with the phase of preparing online Master's and PhD programs proposals for entry at Brazilian national graduate system (SNPG).
Approach: The method adopted was the case study, in which seven experts with experience in coordinating and submitting projects for new programs were interviewed. Content analysis was performed by data tabulation.
Relevance: Adaptive practices can facilitate the coordination of graduate programs in the process of entering new online programs, which would lead to the reduction of regional asymmetries found in the offer and evaluation of programs.
Main results: From the analyzes performed, adaptive project management practices and 9 management assumptions were extracted, which were grouped into the categories " Postgraduate Management", " CAPES evaluation system concerning online offer", “Online Postgraduate Education”, and "Adaptive project management practices", inducing the proposed process.
Theoretical contribution: The study presents the association of the practical process of preparing and submitting proposals for new programs to administration and strategies concepts and to adaptive project management practices.
Contribution to management: The proposed process mainly contributes indicating adaptive project management practices to be applied during the phase of online Master's and PhD programs proposals for entry at Brazilian national graduate system (SNPG).
Keywords – Postgraduate Strategic Management; Adaptive Project Management Practices; Master and PhD; Online programs.
RESUMO
Objetivo do Estudo: Propor um processo que consolide práticas adaptativas de gerenciamento de projetos associadas às etapas da fase de elaboração de propostas de entrada de novos cursos de Mestrado e Doutorado a distância no SNPG.
Abordagem: O método adotado foi o estudo de caso, em que foram entrevistados sete especialistas com experiência em coordenação e submissão de projetos de novos programas on-line. A análise de conteúdo foi realizada por tabulação dos dados.
Relevância: As práticas adaptativas podem facilitar as coordenações de PPGs no processo de entrada de novos programas a distância, o que levaria à redução das assimetrias regionais encontradas na oferta e avaliação de programas.
Principais resultados: Das análises realizadas, foram extraídas práticas adaptativas de gerenciamento de projetos e 9 premissas de gestão que foram agrupadas nas categorias “Gestão da pós-graduação”, “Sistema de avaliação da CAPES referente à oferta online”, “Educação pós-graduada on-line”, e “Práticas adaptativas de gerenciamento de projetos”, o que induziu o processo proposto.
Contribuição teórica: O estudo apresenta a associação do processo prático de elaboração e submissão de propostas de novos cursos aos conceitos de administração e estratégia e às práticas adaptativas de gerenciamento de projetos.
Contribuição para a gestão: O processo proposto contribui com a indicação de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos que podem ser aplicadas durante a fase de elaboração de propostas de entrada de novos cursos de Mestrado e Doutorado a distância no SNPG.
Palavras-chave – Gestão Estratégica da Pós-graduação; Práticas Adaptativas de Gerenciamento de Projetos; Mestrado e Doutorado; Cursos On-line.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.