A PRAXIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma experiência no estágio supervisionado durante a pandemia de Sars-Covid19 em Curitiba-PR

Autores

  • Kauana de Paula Domingues Grande Mestranda em Teoria Literária, com ênfase em Antropologia Cultural. Professora da FATEC PR na área de Educação e Humanidades, coordenadora do setor de Estágio. ORCID: 0000-0002-3643-0577
  • Natalino Junior Pandolfi Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. ORCID: 0000-0003-0531-4722
  • Luiz Henrique Teixeira Surkapm Graduado em Licenciatura em Educação Física pela UniBrasil. Professor da FATEC PR na área de Educação. Coordenador do Colégio Técnico de Curitiba ORCID: 0000-0001-5407-5735

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.2211

Resumo

Fundamento: O contexto e as discussões sobre a práxis pedagógica constitui um tema que vem sendo debatido na literatura pertinente, em diversas disciplinas, desde o início da história da educação formal.

Objetivo: Explanar, analisar e aplicar a necessidade da práxis pedagógica, notadamente no contexto atual, impulsionado por tecnologias inovadoras, e, especialmente neste contexto de pandemia pelo coronavirus, na lógica de um caso de ensino.

Metodologia e procedimentos: Elaborou-se uma revisão bibliográfica aplicada à realização da disciplina de Estágio Obrigatório I no contexto da Educação Infantil, considerando que a disciplina de Estágio Supervisionado se constitui como elemento curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia. Foram acompanhadas 20 aulas, sendo elas de 1h30 minutos cada, equivalente a 2 horas/aulas assistidas por dia, preenchendo a carga horária de 40 horas/aula estabelecida pela instituição. A modalidade escolhida foi a Educação infantil (pré-escola) e, durante a observação, foram estabelecidos alguns critérios, como a disciplina acompanhada, o modelo didático estabelecido, a sequência lógica, os materiais didáticos e a proposta pedagógica, entre outros. As observações foram registradas por meio de relatórios diários, seguido de um roteiro institucional que contém a disciplina acompanhada, turma, tema da aula, procedimentos didáticos e observações.

Resultados:  A pesquisa analisou os métodos de ensino remoto utilizados pela Prefeitura Municipal de Curitiba como aporte, a partir do método, observou-se a necessidade de uma didática abrangente e da colaboração intensiva que a disciplina de Estágio Obrigatório possui em curso de formação para licenciados, em evidencia o de Pedagogia. A matriz curricular deve ser dialética e dialógica com a prática referida.

Contribuição ao avanço da literatura: O estudo constituiu uma visão ímpar para a educação formal e a formação do pedagogo em nossa sociedade atual, partindo do momento histórico de nosso século, e nossa história como um todo, o caso de ensino aqui apresentado trabalha com finalidade de inovação ao, de modo paralelo, tecer sobre a necessidade de uma vista moderna e consciente para a formação e composição de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Contribuições às práticas pedagógicas:  Tendo como alicerce central a discussão da prática pedagógica em sua primeira instância, sob o ponto de vista de uma disciplina integrante da matriz curricular, o escrito traz a contribuição a respeito da reflexão necessária sobre uma docência dinâmica e inclusiva, visto que esta datada em um período de práticas educacionais impares para o nosso século.

Biografia do Autor

Natalino Junior Pandolfi, Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. ORCID: 0000-0003-0531-4722

Natalino Junior Pandolfi, Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba.

ORCID: 0000-0003-0531-4722

Email: professor.juniorpandolfi@gmail.com

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Grande, K. de P. D., Pandolfi, N. J., & Surkapm, L. H. T. (2021). A PRAXIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma experiência no estágio supervisionado durante a pandemia de Sars-Covid19 em Curitiba-PR. Revista Gestão & Tecnologia, 21(3), 235–256. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.2211

Edição

Seção

CASO DE ENSINO