A PRAXIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma experiência no estágio supervisionado durante a pandemia de Sars-Covid19 em Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i3.2211Resumo
Fundamento: O contexto e as discussões sobre a práxis pedagógica constitui um tema que vem sendo debatido na literatura pertinente, em diversas disciplinas, desde o início da história da educação formal.
Objetivo: Explanar, analisar e aplicar a necessidade da práxis pedagógica, notadamente no contexto atual, impulsionado por tecnologias inovadoras, e, especialmente neste contexto de pandemia pelo coronavirus, na lógica de um caso de ensino.
Metodologia e procedimentos: Elaborou-se uma revisão bibliográfica aplicada à realização da disciplina de Estágio Obrigatório I no contexto da Educação Infantil, considerando que a disciplina de Estágio Supervisionado se constitui como elemento curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia. Foram acompanhadas 20 aulas, sendo elas de 1h30 minutos cada, equivalente a 2 horas/aulas assistidas por dia, preenchendo a carga horária de 40 horas/aula estabelecida pela instituição. A modalidade escolhida foi a Educação infantil (pré-escola) e, durante a observação, foram estabelecidos alguns critérios, como a disciplina acompanhada, o modelo didático estabelecido, a sequência lógica, os materiais didáticos e a proposta pedagógica, entre outros. As observações foram registradas por meio de relatórios diários, seguido de um roteiro institucional que contém a disciplina acompanhada, turma, tema da aula, procedimentos didáticos e observações.
Resultados: A pesquisa analisou os métodos de ensino remoto utilizados pela Prefeitura Municipal de Curitiba como aporte, a partir do método, observou-se a necessidade de uma didática abrangente e da colaboração intensiva que a disciplina de Estágio Obrigatório possui em curso de formação para licenciados, em evidencia o de Pedagogia. A matriz curricular deve ser dialética e dialógica com a prática referida.
Contribuição ao avanço da literatura: O estudo constituiu uma visão ímpar para a educação formal e a formação do pedagogo em nossa sociedade atual, partindo do momento histórico de nosso século, e nossa história como um todo, o caso de ensino aqui apresentado trabalha com finalidade de inovação ao, de modo paralelo, tecer sobre a necessidade de uma vista moderna e consciente para a formação e composição de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Contribuições às práticas pedagógicas: Tendo como alicerce central a discussão da prática pedagógica em sua primeira instância, sob o ponto de vista de uma disciplina integrante da matriz curricular, o escrito traz a contribuição a respeito da reflexão necessária sobre uma docência dinâmica e inclusiva, visto que esta datada em um período de práticas educacionais impares para o nosso século.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.