Comportamento Assimétrico dos Custos no Setor Público
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i3.2200Palavras-chave:
Assimetria de Custos no Setor público, Custos persistentes, Custos antipersistentes.Resumo
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo a identificação de comportamento assimétrico entre as variações de arrecadações e os custos públicos nos municípios maranhenses.
Metodologia: Realizou-se uma pesquisa quantitativa, com dados secundários e uma amostra de 1.208 observações, entre os anos de 2013 a 2018. Para a apuração dos custos dos municípios maranhenses, foi utilizado a metodologia de Machado e Holanda (2010).
Originalidade: É possível inferir que esses resultados podem suceder em ações de melhoria para o gestor público, pois, ele não compreendendo o comportamento dos custos em relação às variações de receitas, não toma decisões baseadas nesse comportamento e não prever o impacto no resultado orçamentário.
Principais resultados: Os resultados evidenciaram que para um aumento de 1% na receita pública há um aumento no custo do município de 0,429% e para uma diminuição de 1% na receita pública o custo dos municípios diminuem em média 0,262%. Identificando assimetria de custos.
Contribuições teóricas: Este trabalho contribui com a literatura sobre assimetria de custos no setor público com os novos achados abordados, ao concluir que existe comportamento assimétrico dos custos no setor público.
Contribuições sociais: O presente estudo contribui com a gestão dos gastos municipais, no sentido de munir os gestores públicos de informações para tomada de decisões embasadas no comportamento das arrecadações, com uma nova maneira de avaliar a gestão fiscal dos municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.