A Estética do Marketing
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i1.208Resumo
A despeito da predominância das perspectivas inseridas no paradigma funcionalista, fruto de seu domínio no campo das ciências sociais, a constituição de uma teoria em marketing abriga, nos últimos anos, uma maior abertura para abordagens diferenciadas, dentre as quais o marketing estratégico ganha especial destaque. Numa visão normativa, o marketing estratégico prescreve como as decisões estratégicas de uma empresa devem ser tomadas, e, utilitariamente, como os melhores resultados e práticas devem ser perseguidos.
Com isso, a abertura para a ocorrência de um movimento multidisciplinar para o desenvolvimento de novas perspectivas que tragam eficácia é incentivada, e nesse contexto resgata-se o debate acerca da estética, termo facilmente confundido com algo secundário e periférico, em virtude de não ser normalmente compreendido em sua plenitude.
Este artigo apresenta a análise da experiência estética, resgatando-a a partir de sua origem filosófica, e demonstra seu poder de contribuição estratégica à prática do marketing, destacando-a como elemento constituinte da capacidade de julgamento, como potente ferramenta na obtenção de resultados.
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