Gerenciamento de Resultados Financeiros em Ofertas Públicas Iniciais de Ações (IPOs) e Desempenho Posterior das Ações
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i2.1824Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados, Performance Econômico-financeira, Retorno de Ações, Accruals contábeis.Resumo
Procurou-se na presente pesquisa verificar se as empresas brasileiras que realizaram IPO recentemente na Bolsa de Valores gerenciaram seus resultados, melhorando-os nos períodos próximos ao lançamento e, em consequência, apresentaram desempenho ruim no longo prazo, fruto das reversões dos accruals contábeis relativos ao gerenciamento.
Utilizou-se uma abordagem positiva/quantitativa de pesquisa tendo como técnica principal a estimação e análise dos modelos de regressão propostos por Kothari, Leone e Wasley (2005) e o modelo de Dechow, Sloan e Sweeney (1995) para avaliar a possibilidade de que as empresas possam estar gerenciando seus resultados contábeis antes de IPOs.
A Análise ora implementada é relevante, pois objetiva elucidar para os investidores no mercado de capitais se a as firmas tendem a gerenciar seus resultados afim de obter melhores preços para suas ações, beneficiando-se de uma falha de mercado ligada à assimetria informacional existente entre os seus gestores (melhor informados) e seus potenciais investidores, com piores informações sobre a empresa.
Foram avaliados 92 IPOs ocorridos no Brasil. Quanto às métricas de performance analisadas, pôde-se inferir que os gestores, aparentemente, tem gerenciando os resultados das firmas no intuito de melhorar estes indicadores nos momentos que antecedem o lançamento das ações objetivando reação positiva do mercado. Por fim, observou-se também que, para todos os períodos posteriores analisados (anos +1, +2 e +3), o retorno médio das ações das empresas IPO com menores níveis de accruals discricionários (não gerenciadoras) foram maiores do que o retorno médio apresentado pelas empresas IPO com maiores níveis de accruals discricionários (gerenciadoras).
O trabalho pode evidenciar uma melhor adequação do modelo de “Performance-Matching” de Kothari, Leone e Wasley (2005) em relação ao modelo tradicional de análise de Gerenciamento de Resultados de Dechow, Sloan e Sweeney (1995) para fins de estimação e identificação da prática de gerenciamento de resultados nas firmas.
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