Introdução à gestão de conteúdos
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2002.v1i1.104Resumo
Através de uma compilação de vários trabalhos relacionados, o artigo descreve a Gestão de Conteúdos em ambiente web, caracteriza os sistemas de Gestão de Conteúdos e apresenta as principais ferramentas disponíveis, assim como os benefícios e os riscos associados à sua implantação. Para fixar as idéias, levanta-se elementos para justificar o investimento financeiro em uma solução de Gestão de Conteúdos. Após introduzir o tema, propõe uma diferenciação clara entre informação, conhecimento e conteúdo, e sugere que a Gestão de Conteúdos permite a Gestão de Conhecimento na prática. Caracteriza as ferramentas de Gestão de Conteúdos denominadas CMS e apresenta vantagens e benefícios advindos de sua implementação nas organizações. Apresenta uma avaliação que permite determinar os retornos sobre investimentos nesse tipo de tecnologia. O artigo parte do pressuposto de que para acompanhar a evolução da Internet como um canal de comunicação interno e externo - de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros - as empresas precisam investir em tecnologias que permitem a distribuição e a publicação de informações de forma ágil, segura e confiável. Inerente à essa evolução, vem a sofisticação das informações que devem estar online, em páginas web com imagens, filmes, figuras etc. Alterando a forma de se criar e manter páginas web, estão sendo criadas ferramentas conhecidas como CMS - Content Management System's - que conferem a agilidade, segurança e a confiabilidade requeridas para o tratamento da informação em um novo estágio da Internet. As ferramentas CMS incluem recursos que permitem o gerenciamento de conteúdos, vindos de todas as fontes e formas possíveis, com múltiplos esquemas de tratamento e fluxos de trabalho, podendo ser customizados e integrados, facilitando o uso de novos mecanismos de consultas e permitindo publicações nos mais diferenciados dispositivos. Os benefícios ligados a adoção de um CMS incluem desde a redução do custo de atualização dos conteúdos nos websites até o aumento da eficiência das equipes de TI. Como contribuição o artigo descreve benefícios ligados a adoção de um CMS pelas empresas que incluem desde a redução de custo de manutenção de websites até um aumento dos canais de publicação dos conteúdos, trazendo aumento de clientes e de negócios. Apresenta também os desafios associados que são a definição e padronização de regras para organizar informações em “repositórios” e a necessidade de se disponibilizar esse conteúdo informacional de forma padronizada, mas customizada para cada cliente e tipo de canal de comunicação. Considerando os benefícios advindos da possibilidade de criação, distribuição e a publicação de conteúdos de forma mais ágil, mais barata e confiável, espera-se que a Gestão de Conteúdos seja implementada nas corporações nos próximos anos através da adoção de alguma ferramenta CMS e de uma mudança comportamental que torne possível o uso desses novos recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.