Orientação Estratégica Inovação-Consumidor em Empresas Incubadas do Estado de Minas Gerais: Um Estudo Empírico com Utilização da Escala ICON

Autores

  • Miguel Rivera Peres Jr. IFMG - Campus Formiga / PPGA-UFLA (Doutorado)
  • Luiz Marcelo Antonialli PPGA da Univ. Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i2.283

Resumo

Muitos pesquisadores têm se dedicado a investigar o papel que Orientação para o Mercado (OPM) e inovação têm para as empresas contemporâneas. Questionou-se, neste trabalho, a forma pela qual os construtos OPM e inovação estariam sendo trabalhados por empresas que estão – ou que estiveram – hospedadas em incubadoras de empresas. Para responder a este questionamento utilizou-se a escala de mensuração ICON (Innovation-Customer Orientation) – desenvolvida por Berthon, Hulbert e Pitt (1999) – para verificar a orientação estratégica (Isolada, Seguidora, Modeladora ou Interativa) adotada por participantes da Rede Mineira de Inovação. Os resultados mostram que todos os arquétipos se manifestaram na amostra pesquisada, sendo o arquétipo Interativo, o de maior ocorrência. Os dados trouxeram, contudo, resultados inesperados como a ocorrência de tipos “híbridos”, nos quais dois arquétipos preponderavam. Esse fato, aliado a outros resultados, parecem indicar a necessidade de revisão ou ampliação da tipologia de arquétipos de orientação estratégica inovação-consumidor.

Biografia do Autor

Miguel Rivera Peres Jr., IFMG - Campus Formiga / PPGA-UFLA (Doutorado)

graduação em Turismo pelo Centro Universitário de Formiga (1999) e mestrado em Administração - Área de Concentração em Gestão de Produtividade Organizacional pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC / Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA (2006). Atualmente, aluno do programa de Doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras, MG na área de concentração Gestão Estratégica e Inovação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga. Experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Empreendedorismo.

Luiz Marcelo Antonialli, PPGA da Univ. Federal de Lavras

Engenheiro Agrônomo formado em 1982 pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL); Mestre em Administração Rural formado em 1988 pela ESAL e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2000). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em Administração Geral, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nas áreas de agronegócio, estratégia empresarial e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Peres Jr., M. R., & Antonialli, L. M. (2011). Orientação Estratégica Inovação-Consumidor em Empresas Incubadas do Estado de Minas Gerais: Um Estudo Empírico com Utilização da Escala ICON. Revista Gestão & Tecnologia, 11(2), 68–88. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2011.v11i2.283

Edição

Seção

ARTIGO