Processo de compra online via dispositivos móveis: uma análise baseada em benefícios e sacrifícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i4.2321

Palavras-chave:

comércio eletrônico, comércio móvel, dispositivos móveis, compra online, intenção de compra

Resumo

Objetivo: Analisar diferentes fatores que influenciam os consumidores no uso de dispositivos móveis no processo de compra online.

Metodologia: O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa survey, em que se testou um modelo causal baseado em diferentes benefícios e sacrifícios como forma de predizer o uso de dispositivos móveis e sua relação com a intenção de compra online.

Originalidade: Embora a literatura de Sistemas de Informação seja rica em estudos sobre adoção de tecnologia, os modelos tradicionais têm se mostrado inadequados para explicar a adoção de serviços orientados por telecomunicação, como aqueles envolvendo dispositivos móveis.

Principais Resultados: Identificou-se a conveniência, a facilidade de uso e a tecnicidade como importantes preditores do uso de dispositivos móveis nas compras online. Evidenciou-se, ainda, que a segurança na transação e a frequência de uso do dispositivo móvel em diferentes etapas do processo de compra online estão associadas a uma maior intenção de compra por parte do consumidor.

Contribuições teóricas: Oferece um adequado enquadramento do fenômeno estudado, ampliando os achados de estudos anteriores, ao evidenciar que o consumidor utilizará o seu dispositivo móvel para realizar compras online buscando a maximização de valor, ou seja, um número maior de benefícios do que sacrifícios.

Contribuições gerenciais: O estudo fornece informações relevantes aos gestores, podendo auxiliá-los a definir e priorizar importantes estratégias para atuação no comércio móvel.

Biografia do Autor

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, bancos, tecnologia de informação, governança de TI, TI Verde e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Cláudia Rodrigues Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS Universidade Federal do Rio Grande - PPGA/FURG

Doutoranda em Administração, na área de Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGA/UFRGS. Mestra em Administração, na área de Tecnologias Gerenciais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG (2019). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, TI verde, Comércio Eletrônico, Comércio Social, Comércio Móvel e Turismo Online.

André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção, mestre e bacharel em Administração. Professor Concursado da Universidade Federal do Rio Grande-FURG desde 1998. É Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal e do curso de graduação em Administração. Atualmente, leciona as disciplinas de Pesquisa Operacional e Logística de Suprimentos na graduação, além de orientar acadêmicos nesta área. Professor do MBA em Gestão de Negócios da UFPEL, onde leciona a disciplina de Logística Empresarial. É Líder do LabSADi Laboratório de estudos e pesquisas em metodologias de sistemas de apoio à decisão (FURG). Avaliador do periódico internacional EJOR (European Journal of Operational Research), e dos periódicos nacionais Revista Produção Online, Independent Journal of Management & Production, Revista Exacta de engenharia de produção, Revista Contemporânea de Contabilidade, Revista GEPROS, Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, Revista Perspectiva e Revista de Negócios da FURB. Referee do ENEGEP, SIMPEP, ESUD e CNEG. Autor do livro Introdução à Pesquisa Operacional, publicado pela editora Saraiva e coautor do livro Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade, publicado pela editora Atlas. Atua, principalmente, nos seguintes temas de pesquisa: Pesquisa Operacional, Modelagem Matemática, Análise Multicritério, Logística e Sistemas de Informação.

Gabriel Almeida Lucas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Administração, na área de Tecnologias Gerenciais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG (2020). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, Comércio Eletrônico e Comércio Móvel.

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Publicado

2023-01-05

Como Citar

Lunardi, G. L., Maia, C. R., Longaray, A. A., & Lucas, G. A. (2023). Processo de compra online via dispositivos móveis: uma análise baseada em benefícios e sacrifícios. Revista Gestão & Tecnologia, 22(4), 252–276. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i4.2321