Experimento de realidade aumentada para capacitação profissional
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2172Palavras-chave:
Realidade Aumentada, RA, Capacitação Profissional, Treinamento,Resumo
O presente estudo aborda a utilização de recursos tecnológicos, aplicado em um contexto industrial. A Realidade Aumentada é um sistema que integra objetos virtuais em um ambiente real, promovendo a interação entre eles. Baseado em tal conceito, é apresentado o seguinte problema de pesquisa: “A Realidade Aumentada pode adaptar um sistema produtivo para proporcionar capacitação profissional? ” Visando responder este questionamento, o objetivo deste trabalho é investigar, via experimento, como a realidade aumentada pode ser empregada para adaptar um sistema produtivo, proporcionando capacitação profissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com uma natureza quantitativa. O delineamento de pesquisa adotado é o experimental, utilizando para a coleta de dados a observação direta e extensiva. Para fundamentar o estudo foi conduzido um experimento para comparar métodos tradicionais de trabalho e treinamento com métodos que utilizam a realidade aumentada. Como resultado, foi constatado que o método proposto pela utilização realidade aumentada proporcionou um número pequeno de falhas e defeitos de montagem, mantendo o ritmo de produção constante e uma baixa variabilidade quando comparado com métodos tradicionais adotados pelas empresas. Conclui-se, afinal, que o método proposto é mais efetivo para a capacitação profissional do que os métodos tradicionais.
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