Fordlândia: o empreendedorismo inovador da Ford Motor Company na Amazônia Brasileira

Daniela Denize Freitas, Jorge Tadeu de Ramos Neves

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Ford Motor Company na implementação do empreendimento inovador da cidade-empresa de Fordlândia, em meio a floresta amazônica, no Estado do Pará, bem como conceituar a expressão cidade-empresa, buscando caracterizar o projeto sob a luz do empreendedorismo e da inovação. O artigo foi realizado a partir de levantamento bibliográfico, utilizando como método de pesquisa a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que diversos foram os desafios enfrentados pela FMC, mas que não descaracterizaram o projeto como empreendedor e inovador de grande vulto, do mesmo modo que foi assertiva a utilização da expressão cidade-empresa para designar Fordlândia. 


Palavras-chave


Ford Motor Company, Empreendedorismo, Inovação, Fordlândia, Cidade-empresa.

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1237

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