Como as Empresas de Base Tecnológica Protegem suas Informações e Conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.60Resumo
Este artigo tem por objetivo principal analisar como as empresas de base tecnológica gerenciam e protegem suas informações e seus conhecimentos estratégicos. Para isso, utilizou-se de conceitos essenciais como dado, informação, conhecimento, gestão, gestão da informação e do conhecimento, proteção da informação e do conhecimento, além de vetores de vazamentos de informações e conhecimentos. Com a base conceitual consolidada, foi feito um estudo de caso com três empresas de base tecnológica. Para viabilizar a pesquisa, foi construído um questionário, sendo este respondido por pessoas diretamente ligadas aos processos de informações e conhecimentos organizacionais das empresas pesquisadas. Os resultados obtidos revelaram que as empresas pesquisadas não possuíam qualquer processo estruturado de gestão e proteção de suas informações e conhecimentos, apesar de todas possuírem uma clara consciência sobre a importância vital que é lidar com tais questões. Em suma, as empresas pesquisadas ainda terão que percorrer um longo caminho até viabilizarem a estruturação de seus processos de gestão da informação e do conhecimento, e também proverem a proteção de suas informações e conhecimentos. Isso abre um campo para atuação de consultores na área.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Proteção do Conhecimento, Proteção da Informação. Empresas de Base TecnológicaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.