Investimentos Socioambientais para Posicionamento de Marca: Um Estudo Sobre Imagem Organizacional

Autores

  • Aline Eggres de Castro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.468

Palavras-chave:

imagem organizacional, investimentos socioambientais, Marketing Institucional.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar se os Investimentos Socioambientais e demais ações de Responsabilidade Social Corporativa das empresas impactam positivamente na imagem organizacional delas perante seus consumidores. A Natura Cosméticos S.A. foi escolhida como objeto de estudo devido a sua forte atuação nas áreas social, ambiental e cultural no país. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizada pesquisa survey com as consultoras (revendedoras de produtos) da empresa, que se deu por meio da aplicação de questionário, elaborado a partir do modelo hipotético de pesquisa criado para o estudo. Os resultados indicam que as ações mais conhecidas pelas respondentes são as de cunho ecológico, que estão diretamente relacionadas com a identidade ligada a produtos naturais, que não agridem o meio ambiente que a empresa transmite (ou seja, são bem comunicadas) e o programa “Crer para Ver”.

Biografia do Autor

Aline Eggres de Castro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela UFSM, atualmente é professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul

Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente, é coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas - PPGA/UFSM

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

de Castro, A. E., & Scherer, F. L. (2012). Investimentos Socioambientais para Posicionamento de Marca: Um Estudo Sobre Imagem Organizacional. Revista Gestão & Tecnologia, 12(3), 258–286. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.468