Sistematização da Literatura Internacional sobre Expatriados: um Estudo Bibliométrico com Destaque para Metodologia Empregada em Anos Recentes.

Autores

  • Michel Mott Faculdade de Tecnologia - FATEC do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
  • Maria Luisa Mendes Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cleide Nakashima Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gledston Silva de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.435

Palavras-chave:

expatriado(s), estudo bibliométrico, expatriação

Resumo

o nosso propósito consistiu em contribuir para a sistematização da literatura internacional. Objetivou-se realizar um estudo bibliométrico, analisando a produção científica entre 2000-2012. Buscou-se analisar a tendência para o emprego de procedimentos metodológicos em anos recentes (2009-2011). A principal base de dados consultada foi a Ebsco. O pico de produção foi em 2010. O autor mais produtivo foi Jan Selmer. O centro acadêmico mais produtivo foi a Hong Kong Baptist University. Os EUA lideram a produção de artigos no campo. O International Journal of Human Resource Management é o periódico mais influente. A maior parte dos estudos analisados é de natureza quantitativa. Dentre os métodos quantitativos mais empregados, destaca-se a análise de regressão. Dentre os periódicos analisados a maioria publicou artigos quantitativos, seguida de periódicos que publicam artigos qualitativos e uma minoria contemplou artigos quantitativos e qualitativos. Sugere-se pesquisas que tomem as categorias citações/cocitações como foco.

Biografia do Autor

Michel Mott, Faculdade de Tecnologia - FATEC do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado II na Faculdade de Tecnologia - FATEC do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), professor auxiliar na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.

Maria Luisa Mendes Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Administração de Empresas pela USP, mestrado em Administração de Empresas pela PUC/RJ, graduada em Educação pela PUC/SP. Possui pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. É professora do PPGA na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora convidada do ISCTE-IUL (Portugal). Dedica-se ao estudo de valores e Dignidade Organizacional. Lidera e participa de projetos em parcerias com outros pesquisadores nacionais e estrangeiros, entre estes, pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal e Hong Kong.

Cleide Nakashima, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu. Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu.

Gledston Silva de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Técnico pelo Centro Paula Souza/Fundação Roberto Marinho.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Mott, M., Teixeira, M. L. M., Nakashima, C., & de Araújo, G. S. (2012). Sistematização da Literatura Internacional sobre Expatriados: um Estudo Bibliométrico com Destaque para Metodologia Empregada em Anos Recentes. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 243–267. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.435

Edição

Seção

ARTIGO