Store equity: teste do modelo teórico em uma rede de varejo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1588

Palavras-chave:

Lealdade, Lembrança, Imagem, Qualidade, Varejo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo testar o modelo teórico formativo de Store Equity, composto pelos antecedentes lealdade, lembrança, imagem e qualidade, em uma rede de varejo do ramo farmacêutico. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva e quantitativa, com 306 participantes. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Fatorial Confirmatória com vistas a explicar a correlação e covariância entre as variáveis. Conclui-se que os construtos do modelo atuam de maneira complementar, onde cada um influencia os demais e, juntos, compõem o valor que o consumidor atribui à loja.

Biografia do Autor

Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC-Montréal), Mestre em Administração, com ênfase em Produtivismo Acadêmico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Pesquisadora em comportamento do consumidor, neurociência aplicada ao marketing, marketing social, emoções, tomada de decisão, gestão contemporânea de marketing e, produtividade acadêmica. É membro do 'Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações' da UFMG, do Projeto 'Gestão Contemporânea de Marketing' da Fundação Dom Cabral (FDC) e do 'Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Administração e Didática', da PUC Minas. Foi professora e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso nos cursos de graduação em Administração no CEFET-MG; Administração e Marketing no Centro Universitário UNA; Administração e Ciências da Informação na PUC Minas e da Pós-graduação no UNIBH e UNILESTE. Possui publicações em periódicos qualificados, além de artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, com destaque para o Academy of Marketing, EGOS, TMS, IAMOT e EnANPAD. É avaliadora de periódicos (Remark, Regepe, RCA, Podium, RGSS, RAHIS e CBR) e congressos nacionais (EnAnpad, EnEPQ, Semead). Foi uma das fundadoras e coordenadora (2016-2018) do Grupo NeuroFaces (Neurociências e suas interfaces) na UFMG.

Antônio Carlos Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Administração Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística.

Sâmara Borges Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Bacharel em administração pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei . Pesquisadora do NEECIM-tur (UFMG) - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo. Atuou como pesquisadora do GECOM/UFLA - Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor . Revisora do Periódico Organizações rurais e Agroindustriais (UFLA) e ForScience (IFMG-Campus Formiga). Atuou como Professora temporária no IFMG-Campus Formiga por dois anos. Atuou como tutora presencial na Faculdade Anhanguera e como docente voluntária na UFLA. Atuou nas áreas de recursos humanos, qualidade e empreendedorismo através das experiencias de estágio realizadas na Ufla, no Hospital Vaz Monteiro e no SEBRAE. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing e comportamento do consumidor.

Caio Cesar Giannini Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração na PUC Minas. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em investigações em Comunicação Digital, Produção Multimídia, Estratégia, Marketing, Mídias e Redes Sociais e Design Centrado no Usuário. Docente em instituições de ensino superior desde 2001, tendo feito parte de equipes de elaboração de projetos pedagógicos de cursos de graduação e especialização. Atuou como coordenador de cursos de Graduação e atualmente coordena a Especialização em Comunicação Digital do IEC PUC Minas. Também é o atual coordenador do LabSG - laboratório de produção audiovisual (áudio, foto e vídeo) da PUC Minas na unidade São Gabriel. Atua em investigações dentro do seguinte espectro de temas: Comunicação Digital, Produção Multimídia, Redes e Mídias Sociais, Design de Interação e Marketing. Desde 2018 atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

Shigaki, H. B., Rodrigues, A. C., Macedo, S. B., & Oliveira, C. C. G. (2019). Store equity: teste do modelo teórico em uma rede de varejo. Revista Gestão & Tecnologia, 19(5), 101–121. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1588